Porto Velho, sexta, 19 de abril de 2024

secretariadois@hotmail.com

Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes – Distrito de União Bandeirantes

Histórico da Área Pastoral

Em União Bandeirantes, a 160 km de Porto Velho, a história da Igreja confunde-se com a história da região, inicialmente marcada por situações de insegurança, principalmente no que diz respeito à regularização fundiária. Já no início dos assentamentos, no ano 2000, os primeiros moradores se reuniam nas casas para a Celebração da Palavra. Logo reservaram uma quadra inteira para as atividades da Igreja Católica, na qual foi construída uma capela de palha e em seguida uma nova de madeira, ambas no ano de 2002. Tendo em vista a própria condição, os fiéis escolheram Nossa Senhora dos Migrantes como padroeira da Comunidade. Os padres salesianos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Porto Velho), se deslocavam para atender a região: Pe. José Héder Araújo Rodrigues (2002-2004) e Pe. Felipe Bauziére (2004-2007), que contavam com a colaboração de outros padres salesianos, como o Pe. Moisés Marques. Posteriormente, a região, que já contava com um considerável número de Comunidades, passou a compor a Área Missionária Alto Madeira, sendo atendida pelos padres da Arquidiocese de Niterói (Igreja irmã da Arquidiocese de Porto Velho): Pe. João Batista Toledo da Silveira (2007-2015), Pe. Genecy Gomes Rodrigues (2015-2017), que sempre contavam com a colaboração do Pe. Miguel Fernandes Ramos de Moura, e Pe. José Otacio Oliveira Guedes (2017-2020). Em 2018, foi instituída a Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes, com sede em União Bandeirantes (RO), composta de 26 Comunidades, distribuídas em diversas “Linhas” (estradas) que se conectam a uma estrada principal chamada “Linhão 101”, num raio de aproximadamente 65 km – da Linha do Pavão até a Linha 10. As Comunidades da Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes são: São Lucas (Linha do Pavão), Nossa Sra. da Penha (Linha 01), Nossa Sra. das Graças (Linha 01), Nossa Sra. de Fátima (Linha Ferrugem), Sagrado Coração de Jesus (Linhão 101), Nossa Sra. Aparecia (Linha do Abacaxi), Jesus Misericordioso (Linha 15 de Novembro), Cristo Rei (Linha 1º de Maio), Cristo Ressuscitado (Linha P.O.), Nossa Sra. dos Migrantes (Centro de União Bandeirantes), Santa Dulce dos Pobres (União Bandeirantes), São José (Travessão da Linha do Triângulo), São João Paulo II (Linha F), Nossa Sra. da Vitória (Linha F), Santa Luzia (Linha F), São Pedro (Linha 04), Jesus Bom Pastor (Linha 04), Divino Espírito Santo (Linha 05), São Miguel Arcanjo (Linhão), Nossa Sra. Aparecida (Linha 06), Santa Luzia (Linha 07), Menino Jesus (Linhão), Sagrada Família (Linha Onzinha), Santa Terezinha (Linha 09), Santa Ana (Linhão) e São Paulo Apóstolo (Linha 10). Desde 2020, a Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes é administrada pelo Pe. Ronny Santos de Abreu – diocesano de Porto Velho.

SEDE DA ÁREA PASTORAL
Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes (União Bandeirantes)

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES NA MATRIZ:
Domingo às 8h

Sábado às 19h30