Porto Velho, sábado, 20 de abril de 2024

Pároco

Padre Elias Roque da Silva (Diocese de Nazaré-PE)

Vigário Paroquial

Padre Maurício Silva do Nascimento (Diocese de Nazaré-PE)

Igreja Matriz

Rua Rio de Janeiro, 2940 - Centro Caixa Postal 21 Machadinho D'Oeste-RO

paroquiamachadinho@hotmail.com

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

HISTÓRIA

A paróquia de Nossa Senhora Aparecida surgiu a partir do PA (Projeto de Assentamento) Machadinho do Oeste de 1982. No período de 1984 a 1986 o INCRA realizou o assentamento de famílias em aproximadamente 3000 lotes. No segundo semestre de 1985 se organizou o primeiro grupo de fiéis que se reuniu para rezar formado por José Damasceno, José Benedito Viana, Alcides Fuza, Onofre Dias Lopes, José Ferreira da Silva, Cláudio Rossini (padre falecido), Elza Francisca Soares e Aparecido Borges que levantaram a primeira Igreja de palha.

De 1986 a 1990, o assentamento foi atendido pastoralmente pelos padres Palotinos da Paróquia São Francisco de Ariquemes. No dia 18 de março de 1986 o Padre Valdemar Secretti, da Congregação dos Padres Palotinos, realizou a primeira celebração em Machadinho d´Oeste. Neste ano foi iniciada a construção da primeira Casa Paroquial.

Com a saída de Padre Valdemar, veio o padre Vitor Pasa, também da Congregação dos Palotinos. Ele vinha de Ariquemes para atender o núcleo de Machadinho. Trabalhou aqui de 20 de setembro de 1987 até 31 de dezembro de 1989. No final de 1988 já havia aproximadamente 49 Comunidades Eclesiais de Base.

A Comunidade de Nossa Senhora Aparecida de Machadinho D’ Oeste foi elevada à paróquia por decreto do Arcebispo, Dom José Martins da Silva, no dia 06 de março de 1990. Padre Carlos Suykens, de origem belga, primeiro pároco, chegou à Paróquia no dia 09 de março de 1990. Ele deu continuidade ao trabalho pastoral que vinha sendo realizado, priorizando a formação de lideranças, a organização das comunidades e das pastorais.

No dia 29 de março de 2001, ao amanhecer de uma quarta feira, padre Carlos teve morte súbita, vítima de uma parada cardíaca. A Paróquia ficou durante um mês sem provisão de pároco.

Dia 05 de maio de 2001, padre Dionísio Kuduavicz assume a Paróquia de Machadinho sendo que no dia 23 de dezembro de 2001 recebe de Dom Moacyr Grechi a provisão de Pároco.

No dia 26 de janeiro de 2003 as Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado abriram casa em Machadinho contribuindo na caminhada de evangelização. E no dia 27 de julho de 2003 realiza-se em Machadinho d´Oeste a primeira ordenação diaconal de um filho desta terra: Valdecir Luiz Cordeiro.

Tendo em vista a necessidade de um local adequado para formação permanente das lideranças das comunidades, em 2004 foi dado início na construção do Centro de Formação Padre Carlos Suykens, por onde já passaram milhares de pessoas participando dos mais variados encontros, estudos, retiros e assembleias.

Em maio de 2006 foram realizadas as Santas Missões Populares com a preparação de missionários provenientes das próprias comunidades. Foi uma experiência muito rica e edificante pois, as próprias lideranças das comunidades atuaram como missionários. Neste tempo estava conosco, como vigário paroquial, Padre José de Oliveira Filho, o qual em fevereiro de 2010, a pedido do Arcebispo, assumiu a direção da Casa Vocacional Dom Helder Câmara, em Porto Velho.

Em novembro de 2006 foi dado início à construção da nova Igreja Matriz, mais ampla e acolhedora, tendo em vista que a igreja velha estava em condições precárias. No dia 03 de abril de 2010 foi celebrada a primeira missa, porém a consagração da nova Igreja aconteceu no dia 04 de setembro de 2010 com a presença de Dom Moacyr Grechi, Arcebispo Metropolitano.

Nos dias 25 e 26 de abril e 5 e 6 de maio de 2009 a Paróquia de Machadinho, juntamente com a Paróquia Santa Luzia de Porto Velho, realizou o “Dozinho” em preparação ao 12º Intereclesial que aconteceu no mês de julho em Porto Velho.

Em junho de 2014 foi dado início na construção da nova casa paroquial, com a colaboração das comunidades, cuja inauguração se deu em julho de 2015.

No dia 25 de agosto de 2015 se realizou em Machadinho d’Oeste a 10ª Romaria da Terra, das Águas e da Floresta, congregando em torno de 6000 pessoas, cujo objetivo era dar um grito em defesa da vida e da Amazônia.

A Paróquia está situada no Município de Machadinho D’Oeste que, por sua vez, possui um território de 8.509 km².

Há na paróquia, atualmente, 58 Comunidades; destas, 7 estão na área urbana.

Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Machadinho  é assistida pela presença de dois padres, vindos da Diocese de Nazaré/PE, Padre Elias Roque, Pároco e Padre Maurício Nascimento, Vigário Paroquial, além dos diáconos Cesar e Rodrigo.

SECRETARIA

Fone: (69) 99903-3707  3581-2491
Email: paroquiamachadinho@hotmail.com

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
Segunda a Sexta-feira – 08h00 às 18h00
Sábado – 8h às 12h

Horários das celebrações na  Igreja Matriz:
Todas às quintas-feiras, às 19h30
Todos os domingos, às 8h00 e às 19h30. Todas com transmissão pelas Redes Sociais da Paróquia.