Porto Velho, quinta, 18 de abril de 2024

Pároco

Pe. Alessandro Garbagnati (Comboniano)

Vigário Paroquial

Pe. Emmanuel Muhime (Comboniano)

Igreja Matriz

Av. Nações Unidas, 605 - N. Sra. das Graças - Caixa Postal, 121 - 78900-970 Porto Velho-RO

secretaria@paroquiansgpvh.com.br

Paróquia Nossa Senhora das Graças

HISTÓRIA

No início era chamada Igreja do quilômetro um. Ali já exerciam a pastoral um grupo de abnegadas catequistas. A comunidade era muito dinâmica. Um grupo atendia com empenho os pobres com recursos que recebiam da Prelazia. São lembrados os nomes de Francisco Sales, Olívia, Nenê, Deolinda, Maria Guedes, Socorro, Delay, Renato, Maria José, Nazaré, Durvalina, Apolônia, Glória. Também atuaram as Irmãs Salesianas, sobretudo as Irmãs Inês e Carmem Madalena, com o oratório festivo incluindo catequese e atividades sociais .

O lançamento da pedra fundamental foi realizado no dia 30 de novembro de 1947, presidido por Dom João Batista Costa. Situava-se no quilômetro um da rodovia Porto Velho-Vilhena. Um ano depois foi inaugurada e entregue ao público, apesar de faltar ainda alguns complementos. A imagem de Nossa Senhora foi trasladada da Catedral para o novo local. O santuário foi confiado à ação pastoral do Pe. Ângelo Cerri. As crônicas informam que no dia 06 de abril de 1948 “começam os trabalhos da nova capela dedicada a N. Sra. das Graças, no Km 1 da rodovia: se faz a medição da área (21 x 10 mts) e se iniciam as escavações”. “O novo governador prontificou-se a cooperar com Dom João Costa para que neste ano se pudesse inaugurar”. Os trabalhos iam de vento em popa, quando em agosto de 1948, desabou um terrível temporal deitando por terra uma parede lateral do Santuário, com mais cinco colunas e as arcadas sobre elas construídas . Mas, em novembro foi terminada a cobertura e feita a colocação das telhas. E no dia 30 de novembro de 1948, Dom João procedeu a bênção do Santuário. E em 08 de dezembro desse ano, apesar do mau tempo, muita gente acompanhou a procissão que entronizou no Santuário a imagem de N. Sra. das Graças e de Santa Bárbara, que foram colocadas nos altares provisórios do templo. A padroeira está ligada à devoção à Medalha Milagrosa.

Em seis de fevereiro de 1949, as madrinhas  do Santuário Nossa Senhora das Graças lançaram a campanha para a colocação dos vitrais no Santuário. E no dia 18 de abril organizou-se uma colossal procissão para acompanhar a nova imagem de Nossa Senhora oferecida pelo senhor Zeno Ferreira. A bordo do Lobão e na presença do Sr. Governador e membros do governo, Dom João procedeu a bênção da imagem que foi levada em triunfo até o Santuário de N. Sra. das Graças, onde falou o Sr. Bispo.

O Jornal local anunciava que os Guardas Territoriais estavam doando 3.500 tijolos para as obras; a chegada de três vitrais (faltando outros três) e que a imponente torre da Igreja já estava pronta. Logo em seguida foi colocada a Cruz no alto da torre, com muitos aplausos e fogos. Dom João benzeu a Capela no dia 18 de novembro de 1956.

Em abril de 1961 se anunciava: “O Pe. Vitor Hugo está desenvolvendo grande atividade e preparando tudo para a criação da nova paróquia” . Assim, em 15 de agosto de 1963, “o Pe. Humberto Filippelli, Vigário da Catedral, leu o decreto de ereção da Igreja de Nossa Senhora das Graças à Paróquia, sendo nomeado para a dignidade de Vigário, o Remo. Pe. Bernardo Strik” .

No ano de 1975 a paróquia passou a ser dirigida pelos Padres Combonianos. Ao mesmo tempo em que na periferia apareciam novos bairros eles iam abrindo capelas. Deram um grande impulso pastoral decorrente do novo modelo conciliar. Construíram também uma nova igreja, mais funcional.

SECRETÁRIA
Silvia de Souza

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
Segunda à Sexta – 8h às 12h e das 13h às 17h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

Domingo 8h e 18h30

Toda primeira sexta-feira do mês – dedicada ao Sagrado coração de Jesus.
Todos os dias 10 de casa mês as 19:30 –  em honra São Daniel Comboni.
Todos os dias 27 de cada mês missa às 19:30, quando cai no sábado a missa é as 12h00(meio dia) – em honra de Nossa Senhora das Graças

Comunidades:

Nome: Comunidade Divino Espirito Santo
Endereço: Rua Salgado Filho, 459 Bairro Mato Grosso.

Nome: Comunidade Bom Jesus.
Endereço: Rua Equador, 1241/ esquina com Raimundo Cantuária Bairro: Nova Porto Velho.