Porto Velho, sexta, 29 de março de 2024

Pároco

Pe. Alex Sandro Reis (Missionários Vicentinos - “Lazaristas”)

Igreja Matriz

Rua Presidente Médici, 2124 - Centro - Caixa Postal: 19 Itapuã D' Oeste – RO

Telefone

(69) 99266-9233

E-mail

pnslourdes2020@gamil.com

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

HISTÓRIA

Os Anais da Paróquia registram a sua criação e os seus limites. “Aos 07 de Março de 1987, tendo em vista o crescimento da Vila de Itapuã do Oeste e a necessidade espiritual do povo, após ter consultado o nosso Conselho Presbiteral, julgamos oportuno erigir a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Itapuã do Oeste, Município de Porto Velho, nesta Arquidiocese. A sobredita Paróquia é desmembrada da Paróquia de Emaús, em Porto Velho. Os limites da nova paróquia são: Norte: Trevo da Hidroelétrica de Samuel na BR 364. Sul: Divisa com o Município de Ariquemes. Leste: Divisa com o Município de Ariquemes. Oeste: Rio Candeias.

Pelo presente decreto, declaramos também que pertencem à nova Paróquia todas as comunidades compreendidas na área dentro dos seus limites. Este decreto será lido ao povo para conhecimento público, e transcrito integralmente no livro de Tombo da Paróquia para memória do fato. Dado e passado em Porto Velho, aos 07 dias do mês de março de 1987. Dom José Martins da Silva”

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes está localizada a 108 km de Porto Velho, no município de Itapuã do Oeste.O município de Itapuã do Oeste foi criado em 13 de fevereiro de 1992. Possuiu uma área de 4.081 km², e uma população de aproximadamente 10 mil habitantes.

Padre Carlos Suykens foi o primeiro pároco (07 de março 1987), em seguida os padres José Laera, Aurélio Riganti (26 de fevereiro de 1995), José Simionato, (16 de junho de 1998), Luiz Faustino e Irineu Fracalossi (03 de maio de 2006) que foi ordenado pelo Arcebispo Dom Moacyr Grechi. No dia 23 de julho de 2011, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes acolhia o novo pároco, Marcelo Moschini Daudt.

A comunidade das Irmãs Filhas da Cruz permaneceu na cidade por três anos. As Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial realizaram suas atividades pastorais, de acordo com o carisma de sua instituição, de 11/02/2004 até o final do contrato de 3 anos. Além de acompanhar as comunidades e formar lideranças, ajudaram na administração da paróquia. O teólogo Eduardo Fabiano, num período de tirocínio, fez seu estágio pastoral, acompanhado pelo Padre Irineu, nas comunidades de Itapuã.

A Paróquia abriga 17 comunidades (São Vicente, Santa Bárbara, Cristo Redentor, Maria Mãe dos Migrantes, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, São João Batista, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Divino Pranto, Santa Ana, Santo André, Santo Antônio, São José, São Francisco de Assis, São Marcos e Nossa Senhora de Fátima) ao longo de rios e estradas vicinais ou linhas. Na estação das chuvas, estas comunidades ficam isoladas pelas cheias dos rios e estradas intransitáveis. Nas comunidades encontramos populações migrantes e ribeirinhas que residem próximo ao Rio Candeias do Jamari e outros afluentes. Povo sofrido por constantes êxodos, por último, forçado a deixar sua terra para as águas da Hidrelétrica de Samuel e ocupar a Vila de Triunfo, verdadeiro triunfo da malária e da enganação de políticos de má fé que os explora, de várias formas.

A economia do município gira em torno da agricultura e da pesca; tem sua expressão maior na pecuária. A agricultura familiar é pouco desenvolvida e não consegue romper o círculo de pobreza, especialmente pela falta de assistência técnica.

O avanço das seitas e das igrejas evangélicas é muito grande, por isso, todo esforço pastoral ainda se torna pequeno, perante a debilidade da fé do povo mais simples.

Na área pastoral, além do acompanhamento das CEBS, há a catequese, pastoral da juventude, liturgia, batismo, dízimo, pastoral da criança, pastoral da saúde, pastoral da pessoa idosa, grupos bíblicos, casais.

No dia 30 de janeiro de 2012 chegaram das Filhas da Caridade (Companhia das Filhas da Caridade) conhecidas como Irmãs Vicentinas na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. E, em 03 de fevereiro do mesmo ano, os Padres Vanderlei Alves dos Reis e Weliton Martins Costa, Missionários Vicentinos Lazaristas (conhecidos como padres vicentinos).

SECRETÁRIA
Erlaine Cristina de Araújo Alves
Telefone: (69)99266-9233
E-mail: pnslourdes2020@gmail.com

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
De Segunda à Sexta-Feira: das 8h às 12h e das 14h às 18h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Comunidade de Lourdes: terça e quinta e sábado: 19.30 Domingo: 8h
Comunidades rurais aos sábados e domingos 8h, 10h e 17h

Comunidades:

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes ==== Rua Presidente Médici 2124
Comunidade Nossa Senhora Aparecida ===== Linha 618
Comunidade Santa Ana ===== Linha 623
Comunidade São Marcos ===== Linha 632
Comunidade Santo André ===== Linha 637
Comunidade São Francisco ===== Linha 639
Comunidade Santo Antônio ===== Linha 643
Comunidade Maria, Mãe dos Migrantes ==== Linha B40A
Comunidade Cristo Redentor ==== Linha 120
Comunidade Nossa Senhora de Fátima === Rio Conceição com a linha 115
Comunidade São João Batista ==== Projeto Triunfo
Comunidade Nossa Senhora do Divino Pranto= Linha 04
Comunidade Sagrado Coração de Jesus ===== Linha 631

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h