Porto Velho, sexta, 19 de abril de 2024

secretaria@saojoseoperariopvh.com.br

Paróquia São José Operário

HISTÓRIA

Em 1980 o padre André Gil foi nomeado cooperador na paróquia de Nossa Senhora de Fátima e iniciou o atendimento religioso na região do Bairro Floresta na Capela de São José. O começo foi nas casas, mas já em setembro daquele ano, estava coberta uma capela de madeira. D. João Batista Costa, o padre Mário Castagna e o próprio padre André Gil deram contribuição financeira para conseguir o terreno e custear a construção. O decreto da criação de Paróquia de São José diz: “Aos 25 de dezembro de 1980, Natal do Senhor, depois de ouvido nosso Conselho Presbiteral houvemos por bem elevar o Curato de São José do Bairro de Nova Floresta, nesta cidade de Porto Velho, à dignidade de Paróquia e confiá-la aos cuidados do Revmo. Sr. Pe. André Gil, missionário polonês, salesiano de Dom Bosco, que aqui chegou no mês de fevereiro próximo passado”.

Por um bom tempo, funcionou uma escola junto à Igreja São José.

Em 1989 foi o padre Albano Trinks, foi nomeado pároco, permanecendo até 1991. Durante estes anos iniciou-se a construção do Salão Paroquial. Entre 1991 e 1992 atuou como pároco o padre Daniel Bertuzzi que foi sucedido pelo padre José Warcken. Em 1993 iniciou-se a construção de uma nova igreja em alvenaria, inaugurada em 15 de agosto daquele ano. Em 1995 iniciava a comunidade Nossa Senhora do Carmo no bairro Belvederes. Em 1998 foi inaugurada a Igreja de São Geraldo Magela para melhor atendimento do povo. De outubro de 1999 até janeiro de 2001, a paróquia foi atendida pelo padre Juarez Bavaresco. De 2001 até 2004 coube ao padre João Luís Asahi a responsabilidade de atender São José Operário. Frei Claudio Avallone desempenhou sua missão de 2004 até 2009, quando chegou o padre Jaime Luiz Gusberti que, desde 2013, conta com a colaboração do padre João Roberto Masiero. Hoje, a paróquia atende, além das comunidades São Geraldo Magela e Nossa Senhora do Carmo, também as de Santa Paulina (Bairro Bom Sucesso), São Peregrino de Forli, São Francisco de Assis (Vila Princesa), Santa Inês, São Domingos Sávio e N. S. Aparecida (Vila de Teotônio) e Santa Terezinha. Desde setembro de 2015 estão acontecendo celebrações no Bairro Nova Floresta onde está nascendo uma nova comunidade.

No dia 09 de fevereiro de 2012 chegaram as Irmãzinhas da Imaculada Conceição de Santa Paulina que passaram a colaborar na ação evangelizadora.

Um fato que marcou a Paróquia São José Operário foram as Santas Missões Populares realizadas no mês de outubro de 2012. Realizamos antes, durante e após as missões cinco grandes celebrações para aprofundar os temas da missão. Foi momento que marcou profundamente toda a comunidade paroquial pois, como nos diz Dom Luciano Mendes de Almeida: “onde há povo, há missão. Onde há Missão, há mil razões para ser feliz”.

Outro fato é o Projeto de Inclusão Social “Aprender a Ser’, na comunidade São Francisco de Assis na Vila Princesa. Ele tem como objetivo: Contribuir com a comunidade para que possa dar passos na integração de crianças, jovens e adultos, fortalecendo a esperança de que são capazes de lutar por melhor qualidade de vida com vistas a tornar a Vila Princesa um local onde se vive feliz primando pela inclusão social e o cuidado com o ambiente.

Três passos vão nos acompanhar no Projeto: “Aprender a Ser”: Missão: Acolher e promover a vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres do jeito de Jesus de Nazaré. Visão: Ser um agente de transformação social promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, buscando parcerias e envolvendo a família, a escola, a comunidade, o poder público, faculdades, buscando a excelência do cuidado à vida. Valores: Cuidar do ambiente, das pessoas, integralidade, fraternidade, justiça, transparência, qualidade, solidariedade, protagonismo e paz.

SECRETÁRIA
Éllen de Oliveira

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
Terça à Sexta-feira – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado – 8h às 12h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Domingo às 7h30 e 18h30
Quarta-feira às 19h30
Sexta-feira às 19h30
Dia 19 de cada mês Missa em honra a São José às 19h30

Comunidades:

Nome: Comunidade Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Rua Algodoeiro, Nº 3160, Eletronorte.

Nome: Comunidade São Geraldo Magela
Endereço: Estrada do Areia Branca, Nº 121, Areia Branca.

Nome: Comunidade Santa Paulina
Endereço: Rua Genebra, Nº 3750, Novo Horizonte.

Nome: São João Batista
Endereço: Rua Goiás, 500, Tucumanzal

Nome: Comunidade Bom Pastor
Endereço: Rua Do Sol ,462, Floresta

Nome: Comunidade Santa Inês
Endereço: BR 364, Km 24.

Nome: Comunidade São Peregrino de Forli
Endereço: Estrada do Areia Branca, S/N, Eletronorte.

Nome: Comunidade Santa Teresinha
Endereço: Estrada Cachoeira do Teotônio, S/N, Zona Rural.

Nome: Comunidade São Francisco de Assis
Endereço: BR 364, S/N, Vila Princesa.

Nome: Comunidade São Domingos Sávio
Endereço: Rua 01, Vila Nova de Teotônio.

Nome: Comunidade bom Pastor
Endereço: Bairro floresta