Ao Vivo
 
 

Paróquia Santa Marta

HISTÓRIA

A região onde está localizado o município de Buritis foi desbravada no inicio da década de 90 por migrantes (capixabas, mineiros, paranaenses, nordestinos) vindos das várias regiões do Brasil. E quem vê a Paróquia Santa Marta hoje, com mais de 80 comunidades organizadas, precisa saber que, para chegar a este ponto, foi necessário o empenho de muita gente trabalhadora e de fé: padres, irmãs, leigos e todo o povo de Deus.

A primeira missa em Buritis foi celebrada debaixo de uma figueira no dia 28 de julho de 1990. O altar foi uma mesa feita de lascas de coqueiro e quem presidiu foi o padre Silvino, auxiliado pela irmã Lúcia, vindos da Paróquia Cristo Rei de Ariquemes.

Em julho do ano seguinte, com a decisão dos locais e apoio do Padre Silvino, foi construída uma capela de madeira, tendo por nome Comunidade Cristo Rei e seu primeiro coordenador, o Sr. Leocádio.

Depois, vieram: Pe. Afonso, o Diácono Pedro Ronconi e o seminarista Francisco que deram início às pastorais. Com o passar do tempo e o número de comunidades aumentando, surgiu a necessidade de organizá-las por setores e formar uma equipe de coordenação setorial, tendo como coordenador geral o Sr. Eniel. As comunidades  receberam  ajuda dos padres Francisco Leite e Francisco Trimboli, da paróquia de Monte Negro, que também muito contribuíram conosco.

Com o número crescente de capelas na região, começou a surgir entre as comunidades a esperança e o desejo de ter uma paróquia em Buritis. Foi então que, a pedido de Sr. Eniel, Dom Moacyr veio visitar a região e, em reunião com os representantes das capelas, aconselhou mudar o nome da primeira comunidade (Cristo Rei) que era a capela central, por já existir em Ariquemes uma paróquia com o mesmo padroeiro. Após sugestões e votação foi escolhida Santa Marta como padroeira da paróquia, motivando-nos a ser amigos e acolhedores de Jesus. Em 2000, a pedido de Dom Moacyr, os padres carmelitas, da cidade de Rolim de Moura: Edmilson, Rivas, Darcir, Luís e Antônio atenderam as comunidades por uma temporada.

Em junho de 2003 recebemos as Irmãs Missionárias Carmelitas como a primeira comunidade religiosa a vir morar em Buritis na pessoa das Irmãs: Alice, Neilda e Paloma.

Só então, com a chegada dos padres e religiosos Orionitas (Pe. Otávio, Pe. Vanildo e Clérigo Carlos César) em 22 de fevereiro de 2004 é que a Comunidade Santa Marta foi elevada a Paróquia, tendo com primeiro pároco o Padre Otávio Marques que permaneceu em Buritis até o ano de 2013.

A paróquia hoje é formada por 90 comunidades, dentre elas 05 são urbanas contando com a própria Matriz.

 

PÁROCO

Pe. Francisco Florêncio de Paula Neto (Orionita)

 

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

Pe. Paulo Cezar Fonseca (Orionita)

Pe. Erenaldo Chaves dos Santos (Orionita)

 

EXPEDIENTE NA SECRETARIA

De Segunda à Sexta-Feira: das 8h às 17h30

Aos Sábados: das 8h às 12h

 

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

Domingo: 8h e 19h30

Quarta-Feira: às 19h30

Sábado: às 19h30

 

ENDEREÇO

Rua Heleno de Andrade, 1354 - Setor 2

Caixa Postal 62

76880-000 - Buritis-RO

Fone: (69) 3238-2636

E-mail: paroquiastamarta@gmail.com