Ao Vivo

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

HISTÓRIA

Em 1956, Dom João Batista Costa, pensou em construir uma igreja e um Centro Social na direção norte da cidade. Para isto, solicitou a doação da quadra entre as ruas: José Bonifácio, Tabajara, Jamary e Ariquemes (hoje José Camacho), no Bairro Olaria. A primeira Missa foi celebrada “sob o sol”. No mesmo ano foram construídos o Centro Social, uma Capela e uma pequena casa residencial. A Capela recebeu o nome de Nossa Senhora do Rosário.

O Centro Social visava atender meninos pobres que não tinham onde se divertir e recebia a colaboração das irmãs salesianas. Em pouco tempo, as atividades do oratório desenvolveram-se admiravelmente e o Centro Social de Nossa Senhora do Rosário se tornou uma grande atração para a Comunidade oferecendo vários cursos profissionalizantes e recreação.

O primeiro padre a trabalhar na Comunidade foi o Pe. Romano Klemkowski, SDB.

Em 1976, a Comunidade Nossa Senhora do Rosário foi elevada à Paróquia com o seguinte Decreto: “Aos 25 do mês de dezembro de 1976, Natal do Senhor, depois de ouvido nosso Conselho Presbiteral, houvemos por bem erigir a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade de Porto Velho, e confiá-la ao Rvmo. Pe. Zenildo Gomes da Silva. A sobredita Paróquia terá os seguintes limites: norte – margem direita do Rio Madeira; sul – Rua Abunã; leste – Av. Lauro Sodré; e oeste – Av. Farquar. Que o presente documento seja transcrito para o Livro de Tombo da Paróquia, ora erecta e lido na Missa principal de domingo. In Fide Veritatis – Porto Velho, 25 de dezembro de 1976 – Dom João Batista Costa”

Em 1978, a nova Paróquia foi assumida pelo Pe. João Fagan, muitíssimo querido pela Comunidade. O mesmo fez com que o Centro Social ganhasse vida. Ele permaneceu até 1983, período em que chegaram ao Bairro São Sebastião as Irmãzinhas da Imaculada. Com o trabalho missionário destas religiosas surgiu a Comunidade São Sebastião (1982), no bairro de mesmo nome, e a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (1983), no bairro São Sebastião II. No Bairro Nacional, surgiu a Comunidade São Paulo Apóstolo (1987).

De 1984 até 1993 atuaram na Paróquia os seguintes padres: Pe. Raimundo de Araújo Sila, Frei Jeremias di Nardo, Capelão Militar, Pe. José Gonçalves, Pe. Carlos Mayr e Pe. Otávio Rodrigues da Silva.

A partir de janeiro de 1994 o seminarista Gilvane Mendes assume a Paróquia. Ele foi ordenado sacerdote em dezembro do mesmo ano. Tendo ido para Campo Largo (PR) para visitar seus parentes, acabou morrendo num trágico acidente automobilístico.

De 1995 até 2005, atuaram na Paróquia os seguintes padres: Pe. Roque Benatti, Pe. Genival Viana Porto, Pe. Francisco Leite Morais e Pe. Lúcio Batista de Paula. Em 2005, no Bairro Nacional, surgiu a Comunidade Santo Expedito.

Em 2006, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi assumida pelo Pe. Geraldo Siqueira de Almeida. Desde então, a Paróquia cresceu e foi dinamizada com a criação de novas Comunidades e Missões Populares, contribuindo para a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo. Com o Pe. Geraldo foram criadas as Comunidades: Nossa Senhora Rainha (2007), São Benedito (2008), Divino Espírito Santo (2008), Santa Maria dos Pobres (2008) e Santa Luzia (2009).

No período em que a Paróquia foi guiada pelo Pe. Geraldo chegaram as Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, que residem no Bairro Nacional, e as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que residem no Bairro São Sebastião II. Também passou a fazer parte da vida da Paróquia o Pe. Rui Moreira Feitosa, que colabora com as Celebrações de Missas e Palestras.

Em 2009, a Comunidade São Francisco de Assis, situada na Estrada do Belmonte, na margem direita do Rio Madeira, passou a fazer parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. No ano de 2014, com a histórica enchente do Rio Madeira, ela terminou sua caminhada, pois os seus membros tiveram de sair de suas casas, e hoje participam em outras Comunidades da Paróquia.

PÁROCO

Pe. Marco Antônio Soares