Ao Vivo

Paróquia São Cristóvão

HISTÓRIA

O autor de Desbravadores lembra que a Igreja tinha características originais, própria dos tempos da abertura da BR 364. Ou seja, tudo lembrava caminhões, máquinas, tratores e motoristas. Muitos dos que ocuparam, primitivamente, a área eram pessoas ligadas ao transporte, motoristas. Foi inicialmente dirigida pelos Padres italianos da Diocese de Caltagirone. Aí aconteceu a primeira Campanha da Fraternidade em nível de Prelazia. Um dos objetivos era a abertura de poços d’água comunitários para os moradores. Na ocasião era pároco o Pe. Claudionor, salesiano. O espaço era ocupado por diversas obras sociais. Os primeiros catequistas foram os salesianos e as salesianas.

Foi em julho de 1950 que chegou a estátua de São Cristóvão. “Com o avião da Cruzeiro do Sul, do dia 20, chegou a linda imagem do Santo pedida e custeada pelos chauferes de Porto Velho que se preparam a levá-la em procissão no dia 25. (...) Dia de São Cristóvão, padroeiro do grêmio dos motoristas. À noite organizou-se grandiosa procissão com todos os veículos motorizados na cidade em número de quase 80. Após a bênção litúrgica da nova imagem do santo iniciou o préstito religioso percorrendo as ruas da cidade. Nele tomaram parte o senhor governador, o deputado Aloísio e o povo em geral”.

PÁROCO

Pe. Filip Jacques Cromheecke (Fidei Donum)

E-mail: filip_cromheecke@hotmail.com

SECRETÁRIA