Ao Vivo

Paróquia São Luiz Gonzaga

HISTÓRIA

Os habitantes dessa Paróquia, no bairro Pedacinho de Chão – outrora Cascalheira - foram primitivamente famílias deslocadas das margens do Rio Madeira da localidade denominada ‘Ramal São Domingos’. Essas famílias, na enchente de 1976, perderam tudo. Cada uma recebeu então um pedacinho de chão, na área onde hoje é a Paróquia. A Paróquia foi criada em 1976 e confiada, inicialmente, aos Padres Salesianos e o primeiro pároco foi o Padre João Seu. Em 1977 foi entregue aos Padres Palotinos. Foram muito auxiliados pelas Irmãs Marcelinas.

Quando se pensou na construção da Igreja, a primeira ideia foi colocar como padroeiro Cristo Rei, sugestão essa de Dom João. As Irmãs Marcelinas sugeriram Menino Jesus. Entretanto, o Dr. Euro Tourinho Filho, engenheiro agrônomo, num momento histórico de sua vida, recorreu ao auxílio espiritual de São Luiz Gonzaga, fazendo-lhe a promessa de construir uma igreja em seu nome. Então o Pe. João Seu, vigário, aceitou a promessa do Sr. Tourinho e São Luiz Gonzaga ficou sendo o padroeiro da Paróquia .

A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Emílio La Noce que era o pároco de São Cristovão. A presença das Irmãs Marcelinas na Paróquia deu grande incentivo à Pastoral, sobretudo à catequese.

PÁROCO

Pe. Valdemar Secretti (Palotino)

E-mail: vsecretti@yahoo.com.br

VIGÁRIO PAROQUIAL