Ao Vivo
 
 

Área Missionária - São João Batista

HISTÓRIA

A Comunidade São João Batista foi criada em 1969. Está localizada no Bairro Tucumanzal, assim chamado porque antes nesse local havia muitas árvores de Tucumanzeiro. Os primeiros moradores vieram de Comunidades Ribeirinhas e de outros Estados, principalmente do Acre e do Amazonas.

Padre Humberto, na época Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, logo se preocupou com a Formação Religiosa dos moradores e construiu no Bairro uma Igrejinha em Madeira que ficava no início da Rua Brasília com a Rua Bahia (conhecida estrategicamente como Igrejinha Redonda).

As Irmãs Salesianas Carmem, Lúcia, Vera e outras, também foram tocadas por Deus e logo se responsabilizaram pela Catequese, ajudando também na prática do Esporte e em outras atividades de caráter social e religioso, na formação de grupos de Senhores/as que existiam/existem e na Procissão do Padroeiro São João Batista, realizada todos os anos. Os primeiros Catequistas foram os alunos e amigos desses religiosos.

A Legião Brasileira de Assistência Social (L.B.A.), não deixou de dar a sua participação, favorecendo alguns Cursos.

Outros Padres também ajudaram muito. O Padre Bento, com sua lambretinha, gastou muita gasolina para conseguir energia elétrica para o Bairro. Foi ele quem construiu 03 (três) casinhas em madeira que serviam de Escola e Centro Comunitário. Não seria justo deixar de lembrar nominalmente os Padres: Valter, Júlio, André e Paulo (este vinha a pé, da Catedral até aqui para celebrar na Comunidade São João Batista).

Por ser ali um local de risco, pois ônibus e outros carros de grande porte raspavam o telhado da lateral da Igreja, o Prefeito Francisco Paiva pelos anos de 1982, construiu outra Igreja na Rua Goiás, no mesmo Bairro Tucumanzal. Esta área foi objeto de permuta com outra área onde estava edificada aquela Igreja, localizada na Rua Brasília pois foi necessária sua remoção, para atender trabalhos de execução do sistema viário do Município de Porto Velho .

Aos 25 de Dezembro de 1980, Natal do Senhor, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, Dom João Batista Costa – Bispo Diocesano, criou a Paróquia de São José, através de Decreto, em Porto Velho – T.F. de Rondônia, elevando o Curato de São José do Bairro Nova Floresta à Paróquia. Assumiu os cuidados o Revmo. Sr. Pe. André Gil, Missionário Polonês, Salesiano de Dom Bosco, que aqui chegou no mês de fevereiro de 1980.

Em 20 de Julho de 1991, com Decreto da Supressão de Paróquias, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, Dom José Martins da Silva, Arcebispo de Porto Velho, suprimiu as seguintes Paróquias em nossa Arquidiocese: Paróquia de Todos os Santos; Paróquia do Divino Espírito Santo, Paróquia São João Batista, do Bairro Tucumanzal, Paróquia das Comunidades de Emaús na BR 364, todas criadas em 25 de dezembro de 1976, no Natal do Senhor

Em 20 de Dezembro de 1993, Dom José Martins da Silva, Arcebispo Metropolitano de Porto Velho, pelo instrumento de Provisão de Pároco nomeou o Revmo. Padre José Warcken, Pároco da Paróquia São José, no Bairro Nova Floresta, em Porto Velho, por tempo indeterminado, transmitindo-lhe todos os direitos e o encarregando de todos os deveres inerentes ao ofício, segundo as Normas do Direito Canônico. A comunidade Bom Pastor ficou pertencendo à Paróquia São José.

Em 11 de Junho de 1997, Dom José Martins da Silva, SDN, Arcebispo de Porto Velho – RO, após ouvir o Conselho Presbiteral, estabeleceu as seguintes Normatizações, a respeito da Comunidade São João Batista do Bairro Tucumanzal e Bom Pastor “1ª – A Comunidade São João Batista – Tucumanzal, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, fica, temporariamente, sob a Administração do Padre Zenildo Gomes da Silva”, bem como, a Comunidade Bom Pastor, pertencente à Paróquia São José .

“2ª – Esta Autonomia relativa perdura enquanto o Padre Zenildo Gomes da Silva puder acompanha-la/s, tendo o mesmo Delegação para Administrar e Celebrar os devidos Sacramentos.”

“3ª – No momento em que o Padre Zenildo Gomes da Silva não mais puder exercer esta função de Administração, a Comunidade São João Batista retorna aos cuidados da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho”; e, a Comunidade Bom Pastor retorna aos cuidados da Paróquia São José Operário.

Criou-se em 30 de Maio de 2006, o Centro Social São João Batista, como filial da Arquidiocese de Porto Velho, sob CNPJ 05.902.606/0043-95, sendo a contabilidade executada pelo Conselho de Administração e Finanças do Centro Social São João Batista e pelo Conselho Pastoral da Área Missionária São João Batista e Bom Pastor, em consonância com a Arquidiocese de Porto Velho (Setor Financeiro e Pessoal) e Coordenação Pastoral Arquidiocesana, a qual presta-se as contas mensalmente para as devidas providências de registros financeiros/fiscais e Pastoral.

Atualmente, a Comunidade Bom Pastor, se recupera do incêndio – culposo (consumado), ocorrido no dia 15 de janeiro de 2013 .  Este processo de reconstrução do Templo Religioso, articula forças Comunitárias de São João Batista e Bom Pastor.

Um fato notável, que marcou a Comunidade Bom Pastor e São João Batista, foi ter conseguido a âmbula de Madeira e Vidro com o Santíssimo Sacramento intacta, somente com a tampa de madeira, o corporal e as hóstias escurecido. Esse fato, está sendo considerado, como motivador de uma maior unidade na caminhada de organização da ação missionária/comunitárias em prol da construção do Reino de Deus, aqui e agora; e, procurando a conversão pessoal/missionária/comunitária, tornando-se autênticos discípulos/missionário/a de Cristo, da Trindade e de Maria, no cumprimento da vontade do Pai em nossa Área Missionária.

Num Encontro ocorrido na Comunidade de São João Batista, no dia 28 de setembro de 2014, com a presença do Arcebispo de Porto Velho-RO, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, a participação do Pe. Zenildo Gomes da Silva e de mais de vinte pessoas representantes de Pastorais, Movimentos e Equipes das duas Comunidades (São João Batista e Bom Pastor); após agradecer a Deus pela presença do Pe. Zenildo Gomes da Silva por quase vinte e sete anos, sendo quase 17 anos como administrador, no período de 11 de junho de 1997 à 22 de fevereiro de 2014, nas Comunidades São João Batista e Bom Pastor, presença generosa e dedicada, que muito ajudou para que essas Comunidades pudessem se organizar e se fortalecer através do trabalho de evangelização.

Mas, considerando o bem do Povo de Deus presente nessa Área Missionária; a saúde fragilizada do Pe. Zenildo; a conversa amigável em que ele mesmo reconheceu já não ter condições para estar à frente da Coordenação Pastoral das referidas Comunidades; Dom Esmeraldo Barreto de Farias, designou o Pe. Gabriel dos Santos Filho, como Vigário para essa Área Missionária que compreende as Comunidades São João Batista e Bom Pastor, através da Provisão de Vigário para a Área Missionária São João Batista, assinada em 22 de fevereiro de 2014, Festa da Cátedra de São Pedro. Foi lida na Celebração da Comunidade São João Batista no dia, e, posteriormente, na Comunidade Bom Pastor, às respectivas Coordenações dos Grupos, Serviços, Pastorais e Movimentos, para o crescimento da fé do Povo de Deus.

Desejou ao Pe. Gabriel que, com a luz e a força do Espírito Santo, possa dinamizar a Evangelização nas citadas Comunidades, acompanhando as lideranças que se dispõem a esse trabalho, suscitando e formando novas a fim de que, em consonância com o Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese, possa contribuir para que a pessoa e a missão de Jesus Cristo sejam o centro desse processo e a Pastoral de Conjunto encontre aqui também um sinal bem concreto. Como nos pede o Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a alegria da Evangelização, a esperança, a comunidade, o Evangelho, o ideal do amor fraterno, a força missionária”.

 

VIGÁRIO

Pe. Genival Viana Porto (Diocesano)

E-mail: genivalporto1@hotmail.com

 

EXPEDIENTE NA SECRETARIA

Segunda à Sexta-feira - 8h às 12h e 14h às 18h

Sábado das 8h às 12h

 

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

Domingo às 18h45

Sexta-feira às 19h30

Último domingo do mês Celebração da Palavra às 8h

 

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

Primeira Sexta-feira do mês às 19h30

 

ENDEREÇO

Rua Goiás, 500 - Tucumanzal

76804-496 - Porto Velho-RO

Fone: (69) 3229-7008

E-mail: pcssjbtucumanzal.pv@hotmail.com