Ao Vivo

Paróquia Santa Luzia

HISTÓRIA

Na década de 70 houve uma migração muito grande para o Território de Rondônia e diferentes projetos de assentamento foram organizados, alguns com mais de 10 mil famílias. Com o término do asfaltamento da BR 364 (Cuiabá-Porto Velho), em 1984, o fluxo maior dos migrantes era para a capital, Porto Velho, especialmente aqueles que não conseguiram seu lote nos assentamentos no interior. Em Porto Velho tiveram mais uma decepção, pois muitos não encontraram moradia nem emprego. Estas famílias foram ocupando terras devolutas ao redor da capital, formando assim “espontaneamente” muitos bairros novos.

Como geralmente acontece, apareceram os pretensos donos destas terras: pessoas da classe política e de imobiliária. Houve muita luta, destruição de barracos, despejos; mas também muita resistência, fé inabalável e união das famílias e assim, aos poucos foram se instalando.

Com o Bairro Eldorado a história não foi diferente. Centenas de famílias ocuparam a área e levantaram seus barracos. No dia 18 de maio de 1984 apareceram os pretensos donos com tratores e mais de 400 homens da polícia e começaram a destruir tudo.  A Polícia Civil, vários funcionários da prefeitura, com maquinários e tratores, iam demolindo as casas improvisadas daquelas famílias. Atearam fogo em tudo, a polícia dava ordem para desocuparem os barracos em 05(cinco) minutos. Se as pessoas não saíssem, por bem saiam por mal, eles derrubavam as laterais e tocavam fogo, eles recuaram, mas apesar de tanto sofrimento, choro, perdas e danos, eles resistiram. Houve um pânico geral e muita tristeza, mas como a Igreja é conscientizada a estar ao lado dos menos favorecidos, Dom José, Bispo da época, se fez presente com outras pessoas da Diocese, com palavras de carinho e conforto, ajudou a resolver a situação. A área foi indenizada pela prefeitura e, ainda em maio, foram assentadas mais de 2.000 famílias. As pessoas se reuniam na casa da dona Tarcila para rezar e assim fortificar-se na fé, sempre assessoradas pelas Irmãs Carlistas, Irmãs Catequistas Franciscanas e pelos Irmãos Maristas que organizaram diversas campanhas para aliviar o sofrimento dessas famílias.

Quase no fim do ano os próprios moradores fizeram uma barraca coberta de palha e os bancos eram improvisados com pernas mancas. Pelo que sabemos foi a única que não foi queimada, talvez porque tinham sido os próprios moradores que a fizeram, porque das outras comunidades todas as barracas improvisadas para a igreja foram queimadas.  O povo escolheu como padroeira Santa Luzia.

Diante de tantas urgências o Pe. Franco formou uma equipe de 10 pessoas para os diversos serviços e pastorais: três irmãs Carlistas uma irmã Catequista Franciscana, três Postulantes dos irmãos Maristas e dois seminaristas. Deu-se início das pastorais: Liturgia, Catequese e Pastoral da Juventude. Também os leigos foram sendo formados para os diversos ministérios como o da Comunhão Eucarística. Uma iniciativa que deu bons frutos foi a catequese de quarteirão coordenada pela Ir. Zelir. Surgiram depois a pastoral do batismo, os grupos de reflexão, pastoral do dizimo, pastoral da criança, da saúde, (da família que hoje não funciona). Foram organizados os Conselhos paroquiais e cursos de formação. Multiplicaram-se as visitas aos enfermos, às famílias, aos sofredores e necessitados.

O local passou a se chamar Caladinho . Em novembro de 1984 o Pe. Primo Silvestri, Comboniano, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, celebrou a 1ª missa neste bairro Eldorado. Foi debaixo de uma cobertura de palha que o povo tinha feito. Nesse mesmo ano de 1985 foi criada a Paróquia, sendo o primeiro pároco o Pe. Franco Albanesi. No mesmo local da celebração Eucarística foi erguida a capela. As obras foram surgindo com recursos que Albanesi conseguia de sua Diocese italiana de origem. Logo se estabeleceram também as Irmãs Carlistas. Dentre as primeiras catequistas estão: Luzia Monteiro, Antônia, Janete, Rosina e José Araújo.

A paróquia Santa Luzia foi fundada por Dom José Martins no dia 15 de setembro de 1985. Em 1989 os Padres Jesuítas assumiram a Paróquia. Desde então foram párocos: José Otacílio Leite (dois períodos), Inácio Valdir Schaefer (dois períodos), Idinei Augusto Zen, Ivo Honório Mueller e Roque Pedro Follmann.

A Paróquia é formada por oito comunidades: Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia. Nessas comunidades a primeira missa foi celebrada pelo Pe. Franco em 1985. Onde não havia ainda capela, a celebração era na casa de uma família. Nossa Senhora dos Migrantes: a capela foi construída em 1994; São Francisco de Assis a capela foi iniciada em 1999; Nossa Senhora Aparecida a capela foi iniciada em 1996; Santa Terezinha a comunidade surgiu em 1999.

No dia 05 de Agosto de 1989 realizou-se a primeira missa campal nos conjuntos Guaporé e Mamoré (e hoje também Rio Candeias), após uma equipe da paróquia ter realizado uma visita pastoral na maioria das casas, levando folheto explicativo e incentivado a participação, mas apesar de tudo a participação do povo foi pequena. No dia 21 de junho de 1991, conseguimos um terreno que foi destinado à construção de uma Igreja no Cohab. Cerca de 60 pessoas estavam presentes e já escolheram o nome da padroeira, Nossa Sra. dos Migrantes, a celebração daquele dia foi presidida por D. José. Em junho de 1994, foi iniciada a construção da igreja, bem como as dependências, 2 salas, para as celebrações, catequese, grupo de jovens e a liturgia .

PÁROCO

Pe. Ivo Müller (Jesuíta)

VIGÁRIO PAROQUIAL

Pe. Levino Antônio Camilo (Jesuíta)