Ao Vivo

Jaci Paraná (Sede da Área Missionária)

HISTÓRIA

Essa localidade chamava-se antigamente Generoso Ponce. A Capela teve sua origem em 1919, quando foi ali celebrada uma missa pelo Pe. Paulino Nogueira. No dia 13 de março de 1927, nesse mesmo local o Pe. Peixoto celebrou missa dando início à construção da capela. “A ideia de construir uma capela era antiga. Já tinha sido organizada uma Comissão. Essa equipe comprou um terreno e depositou cerca de um conto de reis na Madeira-Mamoré. Com a retirada de diversos membros da Comissão, a mesma, mais tarde foi reorganizada e seu primeiro cuidado foi fixar o lugar para a capela”. Diversos lugares foram apontados, mas descartados. Enfim, “alguém lembrou-se de que, há muitos anos, existia uma cruz chantada em certo lugar assaz espaçoso e aí a capela ficaria, certamente, bem colocada. Era para o lado da avenida Pedro Osório, que de avenida só tinha o nome e na realidade é um matagal fechado. Várias pessoas começaram a bater o mato e bem depressa acharam os restos da cruz” . Um pastor, porém, reivindicava a posse do terreno. Como ainda não tinha o título, e após negociação com a Comissão, desistiu e ali foi fixado, definitivamente o local da capela. Em 1930 achava-se pronta a capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Faltava fazer o altar e designar o dia da bênção da imagem e inauguração da capela.

Em julho de 1930 Dom Pedro Massa esteve em Jacy-Paraná. Animou o povo na conclusão da capela. Marcou para o dia 10 de agosto a inauguração e bênção da capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, cuja imagem se achava guardada na casa do senhor Felipe José .

No dia 30 de julho o Pe. Peixoto foi a Jacy-Paraná para inaugurar a Capela do Sagrado Coração de Jesus. Foi entronizada a imagem do Sagrado Coração de Jesus, dádiva do senhor Olívio Pinto Cerqueira e do cruzeiro, levantado em frente à capela, dom do senhor Tibúrcio Cavalcante Neves . Na ocasião foram criados o Apostolado da Oração para homens e para mulheres e a Congregação dos Santos Anjos para as meninas. Em junho de 1942 o Pe. Ângelo Cerri foi a Jacy-Paraná e “benzeu-se a primeira pedra da nova Igreja do Sagrado Coração de Jesus que se projetou construir no local mais visível e apropriado da vila . E já se começaram os alicerces. No início de 1953 a capela estava quase pronta. A antiga foi remodelada na intenção de servir de residência do vigário.

O Distrito de Jaci- Paraná, localizado a 80 km da Capital, passou por uma grande transformação, com a chegada dos trabalhadores para construção da Usina Jirau e, muito deles, estabelecendo-se, naquela localidade. A Pastoral teve de enfrentar muitos problemas com essa população temporária.

Outras comunidades foram surgindo nesse setor; outras linhas passaram a se organizar com atividades regulares e frequentes e as lideranças encontram-se mais empenhadas na luta pelos desafios de suas comunidades.

As comunidades atendidas por este setor são: Sagrado Coração de Jesus, em Jaci Paraná e que é a Sede do Setor; São Francisco, Santa Terezinha e São José em Samaúma em Jaci Paraná; São Francisco em Morrinhos, Assentamento Santa Rita no KM 54 da BR 364 e Presídio Federal de Segurança Máxima.

SEDE DO SETOR

Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Jaci Paraná)

ADMINISTRADOR PAROQUIAL

Pe. Miguel Fernandes Ramos de Moura (Diocesano)

VIGÁRIOS

Pe. José Otácio Oliveira Guedes

Pe. João Batista Toledo da Silveira

Rua José Rodrigues, s/nº. Jaci Paraná.

Caixa Postal: 620.

CEP 76.840-000