Hoje, 13 de dezembro de 2017, comemoramos dois anos de serviço episcopal de dom Roque Paloschi na Igreja de Porto Velho.

No dia 13 de dezembro de 2015, às 9 horas da manhã, na Quadra Poliesportiva da paróquia São Cristóvão, a Arquidiocese de Porto Velho acolheu a Posse Canônica do novo arcebispo metropolitano de Porto Velho, dom Roque Paloschi. A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades do município de Porto Velho e do Estado de Rondônia. Diversos fiéis da Região Pastoral Ariquemes e Porto Velho participaram da solenidade.

Nascido em Progresso (RS) em 1956, dom Roque foi bispo de Roraima por dez anos (2005-2015). Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em 2005. De 2011 a 2015 presidiu o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da CNBB.

Atualmente, também é presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) organismo vinculado a CNBB.

Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho e Capuchinhos do Brasil