Continuando o caminho proposto no Plano de Pastoral Projeto 02, Prioridade 03 (página 35), foram realizados dois momentos formativos sobre Pastoral Urbana: o primeiro, aos padres e casas religiosas nos dias 16 a 19, e o outro para leigos e leigas e demais interessados nos dias  17 e 18 deste mês. Em ambos, a assessoria foi do padre Abimar Oliveira de Moraes, professor do Departamento de Teologia da PUC/RJ.

A formação aos padres e casas religiosas aconteceu no CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral), localizado na BR-364. Na ocasião, houve o lançamento do livro ‘A gênese do discípulo’ do padre José Otacio Oliveira Guedes.

Para leigos e leigas da arquidiocese, o padre Abimar realizou pela parte da noite, dois dias de formação no Centro de Pastoral, localizado na Avenida Carlos Gomes.

Adquira o material ultilizado pelo padre Abimar Oliveira sobre Pastoral Urbana clicando aqui.

Sobre o PROJETO 02: Pastoral Urbana

Objetivos:

a) Educar, conhecer e compreender a vida urbana com sua cultura, pluralidade social e religiosa e suas grandes dificuldades no campo da saúde, saneamento básico, moradia, segurança pública e outros;

b) Descobrir os sinais da ação de Deus na vida e história das pessoas que atualmente moram nas periferias, condomínios e centro da cidade;

c) Estimular agentes de pastoral para criar novas comunidades, fortalecendo a caminhada das comunidades existentes;

d) Ser presença junto às casas de apoio, presídios, hospitais, situações de enfermidade, velórios e outros;

e) Partilhar as atividades da Pastoral Urbana realizadas na Arquidiocese.