Dentre os gritos da Amazônia, o “Grito das cidades”, assumido ano de 2009 em Porto Velho/RO no 12º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), sintetiza os desafios da urbanização, da pobreza, o inchaço das cidades, o clamor da periferia, que vive todo tipo de carência e exclusão. Como proposta, Aparecida recomenda “uma nova pastoral urbana” (DAp 509-519) e é nessa perspectiva que o tema do 14º Intereclesial das CEBs a ser realizado em Londrina/PR traz “CEBs e os desafios no mundo urbano”, com o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). Nesse intuito, as CEBs do Regional Noroeste realizarão o 14zinho nos dias 27 a 29 de outubro, na cidade de Ji-Paraná, Rondônia.

 

Sobre o 14zinho

O 14zinho é um marco no processo das reflexões para o 14º Intereclesial. Também é um momento de encontro e convivência daqueles que representarão as suas comunidades e um espaço de comunhão, dialogo e exercício de cidadania. É bom fazer memória das experiências dos Intereclesiais, como expressa o documento 92 da CNBB, “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base: Os Encontros dos Intereclesiais das CEBs são patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. Desde a realização do primeiro, em 1975 (Vitória/ES), reúnem diversas dioceses para troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBs. Foram treze encontros nacionais, diversos encontros de preparação em várias instâncias (paróquias, dioceses, regionais) e, desde a realização do 8º Intereclesial ocorrido em Santa Maria/RS (1992) são realizados seminários de preparação e aprofundamento dos temas ligados ao encontro, é a manifestação visível da eclesialidade das CEBs, os encontros intereclesiais congregam bispos, religiosos e religiosas, presbíteros, assessores e assessoras, animadores e animadoras de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa a comunhão entre os fiéis e seus pastores.

Para este ano, está sendo organizado três ônibus que transportarão os delegados do estado do Acre, Sul do Amazonas e de Porto Velho para Ji-Paraná, sendo que dois ônibus de Porto Velho sairá às 9h em frente da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Os participantes convocados são todos os delegados e delegadas das CEBs do Regional Noroeste que irão rumo ao 14º Intereclesial das CEBs a ser realizado em janeiro de 2018 na cidade de Londrina/PR.

 

Fonte: Regional Noroeste/Comunicação das CEBs do Brasil