É com imenso pesar que a Arquidiocese de Porto Velho comunica o trágico falecimento de Irmã Luíza Manuel, MCCJ e Suor Giuseppina Lupo, MCCJ (conhecida como irmã Giuse) em acidente ocorrido por volta das nove horas do dia 24 de junho do corrente ano.

 

Uma moçambicana e a outra italiana, estavam a serviço do Evangelho de Jesus Cristo na Paróquia Santa Luzia do Matupi. No dizer dos missionários combonianos: “Há anos a comunidade das irmãs dedica-se com entrega total à missão do Matupi, num contexto difícil, em defesa e promoção da vida.” E, de um outro missionário da congregação: “Duas setas que, na Amazônia, apontam para a plenitude da vida.”

 

Queremos, nesse momento de dor, unirmo-nos em oração e solidariedade a toda família comboniana, à Igreja Particular de Humaitá, aos paroquianos de Matupi, às famílias das irmãs e a todos e todas que choram a despedida dessas duas missionárias.

 

A entrega da vida dessas irmãs renove nosso compromisso com a missão, como Jesus, que veio para que todos e todas tenham vida, e a tenham cada vez mais (cf. Jo 10,10b). A nossa fé na Vida Eterna renove nossa esperança no Reino Definitivo, enquanto caminhamos no caminho de Jesus.

 

Descansem em Paz!

 

Porto Velho, 25 de junho de 2017, 12º domingo do Tempo Comum.

 

Dom Roque Paloschi, Arcebispo Metropolitano

Pe. Marcelo Moschini Daudt, chanceler