Em sintonia com os apelos do Papa Francisco, frente ao sofrimento de milhares de famílias mexicanas atingidas e afetadas pelo forte terremoto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançam na segunda-feira (02/10) a Campanha de Solidariedade “SOS México”.

Os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene e tendas). A prioridade neste atendimento emergencial será para as pessoas que estão em abrigos improvisados, mulheres grávidas e crianças, além de adultos com deficiência física. Este apoio financeiro do Brasil, por meio da CNBB e da Cáritas Brasileira, também vai ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas para melhorar as condições de vida da população.

Faça a sua doação

A CNBB e a Cáritas Brasileira enviaram uma carta convocatória para todas as paróquias e comunidades da Igreja no Brasil: “Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e de solidariedade, em favor das pessoas atingidas pelo terremoto, fazendo memória de tantas mães, pais e filhos falecidos nesta tragédia”. As doações poderão ser realizadas através de depósitos bancários:

Banco do Brasil

Agência: 0452-9

Conta Corrente: 911-3

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta Corrente: 4107-7

Santander

Agência: 3100

Conta Corrente: 13033521-2

Consequências

Em 19 de setembro 2017, um tremor de magnitude 7,1 graus na Escala Richter foi registrado no país. O epicentro foi a 51 km de profundidade, na região central, a 120 km de Cidade do México.

Milhares de pessoas foram afetadas: mais de 200 continuam desaparecidas, mais de 300 perderam a vida, quase 500 encontram-se feridas e mais de 15 mil habitações estão destruídas.

Confira a íntegra da carta da CNBB:

SOLIDARIEDADE COM O MÉXICO

SOCORRO ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DO TERREMOTO

“Elevemos juntos a nossa prece a Deus para que receba os que perderam a vida, conforme os feridos, seus familiares e todos os desabrigados”

Irmãos e irmãs,

O México nem havia conseguido se recuperar do terremoto acontecido no dia 07/09/17, quando foi surpreendido novamente por outro grande e devastador terremoto na tarde do dia 19/09/2017, com magnitude de 7,1 graus na Escala Richter.

O epicentro do abalo foi a 51 km de profundidade, na região central do país, a 120 km da capital do México. Milhares de pessoas foram afetadas: são mais de 200 pessoas desaparecidas, mais de 300 que perderam a vida, quase 500 encontram-se feridas e mais de 15 mil habitações estão destruídas.

Em sintonia com os apelos do Santo Padre, frente ao sofrimento de milhares de famílias mexicanas atingidas e afetadas pelo forte terremoto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha de Solidariedade ao México – SOS México.

Os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene e tendas), será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio, queremos também ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e de solidariedade, em favor das pessoas atingidas pelo terremoto, fazendo memória de tantas mães, pais e filhos falecidos nesta tragédia.

As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil

Agência: 0452-9

Conta Corrente: 911-3

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta Corrente: 4107-7

Santander

Agência: 3100

Conta Corrente: 13033521-2

O Deus de ternura e de misericórdia derrame suas bênçãos sobre cada pessoa pela colaboração e gesto amoroso em favor das famílias mexicanas.

Cardeal Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília