Dia 04 de outubro é comemorado pela Igreja o dia de São Francisco de Assis, considerado o Santo dos Pobres e Protetor dos Animais. Em Porto Velho/RO, tradicionalmente devotos vão as ruas em procissão agradecer graças alcançadas pelo Santo de Assis.

Com o tema “São Francisco: profeta da vida e defensor da Criação”, a comunidade São Francisco, da Catedral Sagrado Coração de Jesus, recebe romeiros de todo o Estado para procissão e missas. Na manhã do dia festivo, a comunidade celebrou a renovação dos Votos Religiosos de 08 jovens freis pós-noviços da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, residentes da Fraternidade dos Freis Capuchinhos em Porto Velho.

Pela tarde, a procissão ocorreu com a concentração às 18h em frente a comunidade, que fica localizada no cruzamento das ruas Pinheiro Machado com Campos Sales. Os fieis percorreram as ruas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Dom Pedro II e finalizaram em frente a Catedral Sagrado Coração de Jesus com a Missa campal, presidida pelo arcebispo dom Roque Paloschi, e concelebrada por demais presbíteros.

Todos os anos centenas de pessoas fazem o trajeto da procissão carregando de forma simbólica, objetos que representam as graças alcançadas. Crianças e adultos se vestem com roupas similares as que o Santo usava.

Veja também: Celebração em Honra a São Francisco de Assis no Jardim Botânico de Ariquemes/RO

Sobre o “Santo de Assis”