Ao Vivo

Juventude

Pastoral da Juventude realiza Curso de Dinâmicas para Líderes

Durante este final de semana, 25 a 27 de agosto, aconteceu o Curso de Dinâmicas para Líderes – CDL 1º nível, aplicado às lideranças da Pastoral da Juventude (PJ) do Setor 1. Participaram representantes das paróquias Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Graças e Catedral Sagrado Coração de Jesus.   O CDL é um curso de dinâmicas para líderes que proporciona através de palestras e dinâmicas desenvolver o autoconhecimento, despertar autoconfiança, capacitar para o trabalho em equipe e, sobretudo formar líderes com a centralidade em Jesus Cristo.      O curso foi um momento de encontro de diversas esperanças individuais e expectativas de aprendizado, que ficam diante do compromisso firmado pela continuidade da formação em seus grupos de base.   A cursista Thais Reis da paróquia Nossa Senhora do Rosário relata: “o CDL, me fez ter um objetivo definido, aprendi a ter metas no meu grupo e com isso viver melhor com as pessoas, amigos do grupo, fez abrir horizontes e novos conceitos. Foi muito mais que um curso, o CDL buscou na minha vida essência de valores antes adormecidos que não percebi que me influenciavam. A continuidade do desenvolvimento no grupo, me auto avaliando e colocando em prática os conceitos desenvolvidos. Um aprendizado maravilhoso,  nos tornando pessoas mais preparadas para o crescimento do nosso grupo e dos jovens. Um dos pontos mais marcantes, são os princípios que nos ensinam e nos dão as ferramentas para irmos e conquistarmos o sucesso”, conclui.   Monitores: Jualan Rocha, Yasmim Fonseca, Ana Beatriz, Antônio Fábio e Rubenil Castro. Equipe de infraestrutura: Mariana Rocha e Pedro Araújo.   Vale destacar que a Formação Integral é uma das prioridades do Plano de ação da PJ para 2017-2018, e o CDL é uma atividade solicitada pelos coordenadores dos grupos de base.   Fonte: Elisandra Freitas Nascimento (Secretária Arquidiocesana da PJ — Região Pastoral Porto Velho - Coordenadora do CDL Setor 1)
“Escola democrática” foi tema da mesa redonda promovida pela Pastoral da Juventude em Porto Velho

Na quarta-feira (09), foi realizada no auditório da Faculdade Católica de Rondônia a Mesa Redonda – “Escola Democrática: sem lado não dá” em virturde da Semana do/a Estudante (SdE). Foi um momento de debate com os profissionais e estudantes a respeito da temática, tendo como abordagens: o modelo educacional brasileiro e a conjuntura sócio-política no país; reformas ou retrocessos? Educação libertadora nas ocupações nas escolas e análise jurídica dos projetos de reforma do Ensino Médio.   A SdE é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, desde 2003 em âmbito nacional para celebrar a data do dia do estudante (11 de agosto). Este ano, a SdE ocorre entre os dias 05 a 12 de agosto, e traz como tema “Escola Democrática: sem lado não dá” e Iluminação Bíblica: “Bem aventurados o que sofrem perseguição por causa da justiça (Mt 5,10)”. A principal motivação são os debates nos quais os grupos serão envolvidos para discutir e conscientizar a respeito do projeto “Escola sem partido” e abordando outros temas como “Gestão participativa”, “Ocupações na Escola” e “Modelo educacional brasileiro”.   A semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem assuma o compromisso de construir a sociedade e a educação que tanto quer e sonha, mediante ações transformadoras em defesa da educação.   Para celebrar e encerrar a SdE na Arquidiocese de Porto Velho, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude promove o Luau da Juventude: “Por educação e democracia”, que será realizado no dia 12 de agosto às 17h30m no Instituto Laura Vicunã (rua Benjamin Constant, n° 1531).   Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho