A Semana do/a Estudante 2017 (SdE/2017) ocorre entre os dias 05 e 12 de agosto e está chegando com uma ótima reflexão sobre a educação.

Planejada e desenvolvida pelas quatro Pastorais de Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) a atividade tem como lema "ESCOLA DEMOCRÁTICA: SEM LADO NÃO DÁ" e como iluminação bíblica do livro de Mateus (5, 10a): "BEM AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA."

O material deste ano aborda assuntos como "gestão participativa", "ocupação das escolas" e "modelo educacional brasileiro" de maneira didática e interativa, a fim de discutir e conscientizar sobre o projeto "Escola sem partido".

Semana do Estudante na Arquidiocese de Porto Velho

A Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude faz um convite especial  a juventude e interessados, para participação da SdE na Arquidiocese de Porto Velho.

Leia a íntegra do convite:

Estimados Párocos, Coordenadores Paroquiais de Pastoral, Coordenadores/as e Assessores/as dos Grupos de Base da PJ na Arquidiocese de Porto Velho, Querida Juventude,

Aproximamo-nos de mais uma importante atividade da Pastoral da Juventude, a Semana do Estudante, que este ano ocorre entre os dias 05 a 12 de Agosto com o Tema: “Escola Democrática: sem lado não dá” e Iluminação Bíblica: “Bem aventurados o que sofrem perseguição por causa da justiça (Mt 5,10)”. A principal motivação são os debates nos quais os grupos serão envolvidos para discutir e conscientizar a respeito do projeto “Escola sem partido” e abordando outros temas como “Gestão participativa”, “Ocupações na Escola” e “Modelo Educacional brasileiro”. Todas as Pastorais da Juventude Nacional vivenciam e celebram esta atividade de seu modo particular, e em nossa arquidiocese preparamos uma programação bem especial, qual segue nesta carta.

O que é a Semana do Estudante?

A semana do estudante (SdE) é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desde 2003 em âmbito nacional para celebrar a data do dia do estudante (11 de Agosto). A semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem assuma o compromisso de construir a sociedade e a educação que tanto quer e sonha, mediante ações transformadoras em defesa da educação

Qual a programação da PJ da Arquidiocese de Porto Velho?

Para as discussões e debates, haverá duas atividades arquidiocesanas:

1. Mesa Redonda – “Escola democrática: sem lado não dá”

Debate com os profissionais a respeito da temática, abordagens como: o modelo educacional brasileiro e a conjuntura sócio política no país; reformas ou retrocessos? Educação libertadora nas ocupações nas escolas; análise jurídica dos projetos de reforma do Ensino Médio.

Atividade terá certificado com carga horário de 04 horas.

Data: 09 de Agosto

Local: Faculdade Católica de Rondônia - FCR

Os convidados da mesa são: Prof. Clemildo Sá; Profª Dra Lilian Moser; Prof. Dr. Padre Valdecir Cordeiro; Prof. Dr. Pedro Abib

2. Luau da Juventude: “Por Educação e Democracia”

Momento festivo de encerramento da Semana do Estudante, apresentações de poesias, intervenções

Data: 12 de Agosto

Horário: 17h30 às 22h

Local: Colégio Laura Vicuna

Obs. O lanche será partilhado conforme divisões feitas por setores.

Sugerimos aos/às jovens que se mobilizarão para a realização desta SEMANA DO/A ESTUDANTE, que preparem com bastante carinho e dedicação todos os momentos que fazem parte da semana, isso para que tudo ocorra da melhor forma possível. Além das atividades que aqui são apresentadas, contamos com a criatividade de cada grupo, lembrando aos/às organizadores/as que a realidade de cada espaço ou comunidade deve ser considerada em todo decorrer da semana.

E lembre-se celebrou o encontro em seu grupo? Conte pra gente como foi! Compartilhe nas redes sociais uma foto ou um vídeo de seu grupo com a hashtag #SdE 2017 #PJPVH

Contatos para dúvidas: pastoraldajuventudepvh@gmail.com ou procure o coordenador arquidiocesano responsável por seu Setor Pastoral.

Com amor e profetismo,

Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude