Na quarta-feira (09), foi realizada no auditório da Faculdade Católica de Rondônia a Mesa Redonda – “Escola Democrática: sem lado não dá” em virturde da Semana do/a Estudante (SdE). Foi um momento de debate com os profissionais e estudantes a respeito da temática, tendo como abordagens: o modelo educacional brasileiro e a conjuntura sócio-política no país; reformas ou retrocessos? Educação libertadora nas ocupações nas escolas e análise jurídica dos projetos de reforma do Ensino Médio.

A SdE é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, desde 2003 em âmbito nacional para celebrar a data do dia do estudante (11 de agosto). Este ano, a SdE ocorre entre os dias 05 a 12 de agosto, e traz como tema “Escola Democrática: sem lado não dá” e Iluminação Bíblica: “Bem aventurados o que sofrem perseguição por causa da justiça (Mt 5,10)”. A principal motivação são os debates nos quais os grupos serão envolvidos para discutir e conscientizar a respeito do projeto “Escola sem partido” e abordando outros temas como “Gestão participativa”, “Ocupações na Escola” e “Modelo educacional brasileiro”.

A semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem assuma o compromisso de construir a sociedade e a educação que tanto quer e sonha, mediante ações transformadoras em defesa da educação.

Para celebrar e encerrar a SdE na Arquidiocese de Porto Velho, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude promove o Luau da Juventude: “Por educação e democracia”, que será realizado no dia 12 de agosto às 17h30m no Instituto Laura Vicunã (rua Benjamin Constant, n° 1531).