Nos dias 24 e 25 de Fevereiro aconteceu na Paróquia São Francisco, o repasse do 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude para o regional Ariquemes.

No sábado, o encontro fez memória do “TXAI”, leitura orante da bíblia sobre o diálogo da Samaritana com Jesus que foi o lema do ENPJ: “Sou eu que falo com você” (Jo 4, 1-26), diálogo a beira do poço sobre as Galileias juvenis, um momento de vivência local e também para olhar a história da cidade com uma visita ao museu Rondon, finalizando com a oração do Ofício Divino da Juventude às margens do rio Jamari.

No domingo, sentados à beira do poço, foi lançada em Ariquemes a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher. Em uma roda de conversa que contou com a presença de Edileuza Nascimento, representante do Conselho Tutelar, Érica Fernanda Pádua Lima, representante da OAB mulher, Elineide Ferreira de Oliveira, representante do Conselho Municipal da Mulher e, Maria Neusa, representante do Centro de Referência de Assistência Social CRAS.

Com a participação de aproximadamente 50 jovens dos grupos de base, o encontro renovou esperanças. Para Carol Furh, coordenadora arquidiocesana do regional Ariquemes: "O solo sagrado da nossa região Ariquemes foi pisado. Nossos jovens viveram o TXAI, viveram nossa história, refletiram as Galileias Juvenis, a Índia, o seringueiro e o garimpeiro descreveram suas lutas, as mulheres mostraram seus medos e seus anseios. Plantamos a semente do Bem Viver, o sentido do TXAI no coração de cada jovem, e fizemos florescer a Civilização do amor. Terminamos o encontro com a certeza que todos ali presentes, voltaram para suas bases mais fortalecidos, com o brilho no olhar e a força para lutar por nossa juventude”. PJ aqui, PJ lá, PJ em qualquer lugar! Finaliza.

Confira aqui fotos do encontro