No último dia 27 de março, tomaram posse os representantes da Arquidiocese de Porto Velho no Conselho Estadual de Saúde. Seguindo sua missão institucional no Anúncio do Evangelho e de defesa dos Direitos Humanos, a Arquidiocese participou da seleção de organizações da sociedade civil para compor o conselho e no final obteve a homologação de sua candidatura.
O Conselho Estadual de Saúde tem o papel de fiscalizar, atuar na formulação de estratégia e no controle da execução das Políticas de Saúde, na esfera do Governo Estadual, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros; estabelecer diretrizes a serem observadas dos Planos de Saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços; aprovar o Plano Estadual de Saúde; entre outros.
Dentre os representantes da Arquidiocese de Porto Velho para atuar no Colegiado, de forma voluntária, estão: Vinicius Valentin Raduan Miguel, servidor público (professor da Universidade Federal de Rondônia), Denise Caroline Araújo, servidora do Hospital João Paulo II e Francilene Lima Lucas, Agente Comunitária de Saúde.