Porto Velho, sexta, 18 de outubro de 2024

15/07/2024 .

Segundo dia do Pré-Congresso Eucarístico é marcado por caminhada com Santíssimo Sacramento.

No último domingo, 14 de julho, seguiu o segundo dia do Pré-Congresso Eucarístico que iniciou com uma caminhada eucarística, saindo da Catedral até a Paróquia São Cristóvão. Um momento público em que os fiéis que participavam demonstraram sua adoração ao Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade.

Após a caminhada eucarística, os trabalhos seguiram com muita animação, em seguida houve continuação das palestras com os assessores convidados, Pe. André, Professora Márica e Frei Faustino que enfatizaram a Eucaristia na realidade Amazônica.

O evento foi encerrado com uma solene Celebração Eucarística, pe. Geraldo Siqueira, coordenador de pastoral arquidiocesano, destacou em sua homilia a necessidade de reconciliação e de cura entre as comunidades, entre os presbíteros e todo o povo: “A Eucaristia é o centro de toda nossa vida Cristã, na Eucaristia está todo tesouro espiritual da Igreja que é o próprio Cristo nossa Páscoa.  “A União na Santa Eucaristia nos move no dia a dia missionário”.

Lembrou ainda de homens e mulheres, presbíteros, religiosas, que realizaram sua missão nas terras amazônicas se entregaram por amor aos pobres “fecundaram com seu sangue essa terra da Amazônia” e acrescentou “sem a memória dos mártires a gente perde a razão de ser Igreja”

Conforme o Evangelho citou três elementos para seguir os passos de Jesus: a pobreza, a humildade e a mansidão; “são passos que podemos dar para seguir o exemplo de Jesus Cristo.

Com o encerramento do evento os participantes continuam suas missões nas comunidades. Conforme o senhor Raimundo Pereira Vieira filho de Nova Mutum-Paraná, Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, o evento foi espetacular: “eu me sinto maravilhado em ver os palestrantes na clareza em expressar a importância da Eucaristia. Precisamos ter isso na veia como nosso sangue, é muito gratificante participar desse encontro.”

O evento foi marcado por um forte significado da Eucaristia na vida do Povo de Deus como fonte do amor divino.

Texto: Elisandra Freitas

Confira o álbum do Segundo dia: Clique aqui