Porto Velho, quinta, 19 de setembro de 2024

10/09/2024 . Notícias da Arquidiocese

Início da Semana de Formação Permanente 2024

No dia 9 de setembro de 2024, teve início a Semana de Formação Permanente no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), reunindo padres, diáconos, religiosos e leigos das regiões de Porto Velho e Ariquemes. A formação, que segue até o dia 13 de setembro, tem como objetivo principal o fortalecimento da partilha entre os participantes, além de proporcionar momentos de estudo e aprofundamento.

O tema central da formação está baseado no texto-base do Congresso Eucarístico que acontecerá em 2025, com o tema “Do Céu para o Altar da Amazônia” e o lema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51). A programação conta com assessores padres, religiosos e leigos, que conduzem as reflexões e debates sobre os diversos artigos do texto-base.

No primeiro dia, o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, foi o responsável por abrir os trabalhos, oferecendo uma rica interpretação sobre o tema e o lema do congresso, aprofundando as chaves de leitura propostas pelo texto.

Hoje, 10 de setembro, o encontro conta com a assessoria do padre José Rodrigues, que aborda o artigo escrito por Dom José Otácio Oliveira Guedes, focando na Eucaristia como o pão vivente e vivificador. Além disso, Marina Castro contribuiu com uma palestra sobre a organização da Pastoral do Dízimo, e a irmã Laura trás reflexões baseadas no artigo de Márcia Maria de Oliveira sobre a Eucaristia e a Casa Comum.

A programação da semana continuará com a análise dos demais artigos do texto-base, promovendo debates e reflexões que visam preparar a comunidade eclesial da Arquidiocese para o Congresso Eucarístico do próximo ano.