Porto Velho, quinta, 15 de maio de 2025

19/04/2025 . Cartas Pastorais

Carta aberta ao Povo de Deus da Arquidiocese de Porto Velho-RO

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu.
Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51).
DO CÉU PARA O ALTAR DA AMAZÔNIA

 

Prezados irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Paz e Bem!

Nos dias 10 a 13 de julho de 2025 celebraremos o CONGRESSO EUCARÍSTICO DO CENTENÁRIO ARQUIDIOCESANO DA IGREJA DE PORTO VELHO-RO, que tem como tema: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51); e como lema: Do céu para o altar da Amazônia.

O ritual romano sobre A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa assim descreve o que são os congressos eucarísticos: Os congressos eucarísticos, introduzidos em época mais recente como manifestação do culto eucarístico na vida da Igreja, devem ser considerados como um lugar (statio) para o qual uma comunidade convida toda a Igreja local, ou uma Igreja local, as outras igrejas de uma região ou país, ou mesmo de todo o mundo para aprofundarem em conjunto algum aspecto do mistério da Eucaristia, prestando-lhe um culto público no vínculo da caridade e da unidade (A SAGRADA…, 2000, n. 109, p. 63).

Dessa forma, o congresso eucarístico expressa a peregrinação do povo em direção ao altar da Eucaristia, “fonte e ápice de todo culto da Igreja e de toda a vida cristã” (SAGRADA CONGREGAÇÃO DOS RITOS, 2003, n. 3, p. 8); lugar no qual a Igreja se manifesta como corpo místico, como povo que crê e peregrina à luz da fé, como assembleia que glorifica o Pai pelo Filho no Espírito.

Neste sentido, desejamos afirmar a fé eucarística, fortalecer a unidade do corpo de Cristo e resgatar a memória agradecida pelos 100 anos de existência de nossa Igreja, convocamos todos os arquidiocesanos para vivermos juntos o Congresso Eucarístico de Porto Velho.

A motivação bíblica que permeia nosso centenário: “Sede minhas testemunhas, até os confins da terra” (At 1,8), juntamente com o tema e lema do Congresso Eucarístico, marcam nosso rumo de Igreja em missão permanente. Todos nós, homens e mulheres, adultos, crianças, jovens e idosos, somos convidados, em virtude do nosso batismo, a sentarmo-nos ao redor desta grande
mesa que é o altar da Amazônia, para juntos, escutarmos intensamente a Palavra de Deus e repartir o pão. Só assim, nutridos Dele, com o coração abrasado pela sua presença, seremos no mundo artesãos do amor, da justiça e da paz.

Sabemos, irmãos e irmãs, que “Toda a criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), e com ela, tantos irmãos e irmãs que não tem o pão de cada dia. Não podemos celebrar a Eucaristia, nem o Congresso como se essa realidade não nos interpelasse. O tema e o lema escolhidos para esse Congresso não nos deixam fugir ou adiar esse compromisso. Hoje ressoa para nós esse clamor dos pobres da terra e da pobre Terra. Que esse Congresso ajude-nos a suscitar a “cultura eucarística”, e nosso modo de celebrar a ceia do Senhor sejam profecia da partilha e do cuidado entre nós e com a nossa Casa Comum.

Solicitamos que, a partir de hoje, em todas as comunidades, a oração do Congresso Eucarístico seja rezada em momentos oportunos, até a conclusão do mesmo, a 13 de julho. Solicitamos, ainda, que esta carta seja divulgada em todas as comunidades para que todos se sintam convidados a celebrar o dom da Eucaristia com ardorosa fé, gratidão e missão.

Desejamos que o empenho de todos, nas celebrações deste Congresso Eucarístico, alcance muitos frutos para a nossa Arquidiocese e para todo o povo de Deus, a fim de que Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no sacramento da Eucaristia, “seja tudo em todos” (1Cor 15,28).

Porto Velho, 19 de abril de 2025.

Com minhas bênçãos,

Dom Roque Paloschi

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h