Nos dias 17 e 18 de maio, a Paróquia São Cristóvão vivenciou intensamente o Mês Mariano com atividades especiais organizadas pela Pastoral Catequética e pela Juventude Missionária. Foram momentos de fé, muita criatividade e partilha que envolveram crianças, jovens e adultos da comunidade.
No domingo, 18 de maio, após a missa das 8h30, aconteceu a “ExpoMaria”, uma xposição mariana organizada pela Pastoral Catequética. O evento apresentou encenações sobre diversas aparições de Nossa Senhora, além de explicações sobre sacramentais como o escapulário, o terço e a medalha milagrosa. As peças foram confeccionadas pelos próprios catequizandos.
Segundo Romeryg Ferraz, coordenador da Catequese, a exposição foi fundamental para fortalecer a fé das crianças e jovens:
“Eles aprenderam sobre a importância de Nossa Senhora como modelo de fé e amor, sendo ela nossa intercessora. Foi um momento marcante na caminhada deles e ficará na memória como uma experiência de fraternidade e dedicação durante toda a preparação.”
Ao todo, foram apresentados 11 títulos de Nossa Senhora por 13 turmas de catequese. incluindo crianças, jovens e adultos. Contaram também, com participação a especial das crianças da Comunidade Nossa Senhora das Dores.
E também, nos dias 17 e 18, após as missas das 19h, a Juventude Missionária organizou a Exposição das Aparições de Nossa Senhora, trazendo 28 aparições marianas retratadas com representações e narrações feitas pelos próprios jovens da comunidade. O momento proporcionou aos fiéis uma imersão na história das manifestações marianas ao redor do mundo.
Alain Jones, vice-coordenador da Juventude Missionária, destacou o papel evangelizador da juventude:
“A missão que trazemos é a de evangelizar e mostrar o amor de nossa Mãe. Os jovens prepararam tudo com muito carinho, levando fé e esperança a quem participou.”
As atividades do Mês Mariano reforçaram o protagonismo das juventudes e das pastorais na evangelização e na vivência comunitária da fé, promovendo momentos de aprendizado, espiritualidade e devoção à Virgem Maria.
Texto: Anaely Roberto