No vídeo e no áudio com as intenções de oração para o mês de fevereiro — “Pelas crianças com doenças incuráveis” — Leão XIV dá continuidade ao projeto “Reza com o Papa” e convida todos à oração pelos pequenos frágeis e sofredores, assim como por suas famílias e por aqueles que cuidam deles.
Todos os anos, cerca de 400 mil crianças e adolescentes entre zero e 19 anos recebem um diagnóstico de câncer, uma doença que em muitos contextos não dispõe de um tratamento simples e é uma das principais causas de mortalidade na infância e na adolescência. Além disso, mais de 2,1 bilhões de jovens com menos de 20 anos no mundo são afetados por doenças crônicas, como o diabetes tipo 1, ou por patologias cardiovasculares e respiratórias. A eles e a todas “as crianças com doenças incuráveis” é dedicada a intenção de Leão XIV para o mês de fevereiro, divulgada por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação.
A escolha não é casual: em 11 de fevereiro, solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria de Lourdes, celebra-se o Dia Mundial do Enfermo. A edição deste ano, a 34ª, tem como tema “A compaixão do samaritano: amar levando a dor do outro”. As celebrações principais acontecerão em Chiclayo, no Peru, diocese da qual Robert Francis Prevost foi primeiro administrador e depois bispo.
Assim, no áudio e no vídeo — que dão continuidade à iniciativa “Reza com o Papa”, já iniciada com Francisco, e estão disponíveis em italiano, inglês e espanhol — Leão XIV convida toda a Igreja e as pessoas de boa vontade a se unirem em oração pelos pequenos que vivem situações de sofrimento e extrema fragilidade, bem como por suas famílias e por aqueles que cuidam deles.