Porto Velho, sexta, 26 de abril de 2024

18/06/2022 . Cartas Pastorais

10º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco em Roma

Roma, 18 de junho de 2022.

Caríssimos irmãos e irmãs, saudações fraternas às famílias da nossa querida Arquidiocese de Porto Velho.

“Dou graças ao meu Deus, cada vez que me Lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho, desde o primeiro dia até agora”. (Fl 1, 3-5)

Entre os dias 22 e 26, deste mês de junho/22, na Cidade de Roma, realizar-se-á o 10º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco. Onde serão abordados diversos assuntos, tendo como transfundo o tema geral, “Amor familiar: caminho de santidade”.  Será um momento especial de encontro, escuta e reflexão, entre os agentes eclesiais da pastoral familiar e matrimonial, sobre temas inerentes à vida e à missão das famílias cristãs na Igreja e na sociedade.

O Encontro Mundial do Papa com as Famílias será, sem sombras de dúvidas, uma oportunidade de reiterar a vocação humana e familiar para o amor, vínculo da santidade. Igualmente, será de outro modo, uma ocasião para reafirmar a família, em suas multiformes expressões, como célula essencial da sociedade, na construção de um mundo mais justo e solidário, voltado para a defesa e promoção da vida, da consolidação da paz universal e do cuidado com a Casa Comum.

Na oportunidade convido as famílias cristãs, especialmente as famílias católicas de nossa arquidiocese, para acompanhar tal Evento Eclesial, pelos meios de comunicação, com espírito de oração e reflexão, a fim de que tomemos cada vez mais consciência que a Família é o Santuário da vida e do amor, espaço primordial para o surgimento e o exercício dos valores humanos e das virtudes cristãs. Vale salientar que durante a semana em questão às 15h pela rádio Caiari FM103,1, será transmitida uma entrevista com agentes de pastorais de nossa igreja local que atuam diretamente no setor família, abordando temas relevantes e próprio deste evento.

Aproveito para expressar os mais profundos votos de gratidão a todos quantos, em família, são verdadeiros sinais do amor de Deus para o mundo.

Que a Família de Nazaré – Jesus, Maria e José – modelo de santidade e fidelidade a Deus, interceda e abençoe todas as nossas famílias.

Que os frutos do Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, façam com que todos os agentes de pastoral de nossa arquidiocese, a saber, Presbíteros, Consagrados e Consagradas, e todos os Leigos e Leigas, encantem-se pela causa da Pastoral Familiar, como meio privilegiado e transversal da evangelização em nossa Igreja Particular.

Com minha benção

Dom Roque Paloschi