Porto Velho, sábado, 04 de maio de 2024

20/07/2023 . Cartas Pastorais

ASSEMBLEIA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE

Assunto: Assembleia das comunidades Eclesiais de Base Prezados irmãos e irmãs em Cristo,

Com afeto e respeito, saudamos cordialmente a todos os membros das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Porto Velho.

Desejamos fervorosamente uma Igreja viva, samaritana e missionária, onde cada um de nós, enquanto batizados, esteja comprometido em construir o Reino de Deus. As comunidades, como células vivas da Igreja, são lugares privilegiados onde a maioria dos fiéis experimenta a presença concreta de Cristo e vivencia a comunhão eclesial. É nelas que se formam e desenvolvem os discípulos e missionários de Jesus Cristo (Doc. Aparecida, n. 170), tendo a Palavra de Deus como fundamento sólido.

A assembleia que se aproxima tem como objetivo retomar a caminhada das comunidades de base em nossa arquidiocese, esclarecendo sua identidade e a missão dos articuladores das comunidades nas paróquias. Durante esse evento, serão indicados quatro nomes que serão enviados ao arcebispo e à coordenação de pastoral da arquidiocese. Esses nomes serão ratificados, culminando na escolha de um coordenador e um vice coordenador.

A data da assembleia está marcada para o dia 12 de agosto, e o local escolhido é a Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada na Av. Nações Unidas, 604, Bairro Nossa Senhora das Graças. O horário do evento será das 14h às 18h.

Serão convidados a participar da assembleia padres, religiosas, articuladores das CEBs, coordenadores setoriais e coordenadores dos Conselhos de Pastorais Paroquiais (CPP), os Diáconos, a Coordenação da Pastoral da Juventude, Representante da Cáritas, representante das Pastorais Sociais e a Coordenação do Conselho de Leigos Arquidiocesano. Solicitamos que cada participante leve consigo uma Bíblia, um caderno de anotações, uma caneca e um lanche para ser partilhado entre todos.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 8 de agosto de 2023 por meio do seguinte link: https://forms.gle/dgJJFLdFhvba1xMu8

Unidos como irmãos, caminhemos juntos com a Virgem Maria, Missionária e Mãe da Amazônia, para que nossas comunidades sejam geradoras de vida e abundância, conforme nos ensina o Evangelho de João 10:10.

Que a fraternidade e o amor mútuo fortaleçam nossos laços, impulsionando-nos a trilhar esse caminho de fé e serviço com entusiasmo renovado.

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho