Porto Velho, quarta, 24 de abril de 2024

CARTA CONVOCATÓRIA – ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA ELETIVA — CNLD

CARTA CONVOCATÓRIA

Aos estimados Presbíteros, Coordenadores de Pastorais, Movimentos,

Serviços, Religiosos (as), Organismos e Agentes de Pastorais.

ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA ELETIVA CNLD

Data: 17 e 18/09/2022

Local: CAP/PVH

Tema: Sinodalidade e Missão: Cristãos Leigos/as em saídas para as periferias.

Lema: “O caminho é estes, é por aqui que vocês devem ir” (Is 30,21)”.

Caríssimos irmãos e irmãs,

A Assembleia Arquidiocesana do CNLB/CAL tem como objetivo “contribuir para a articulação do laicato do Brasil, estabelecer diretrizes gerais e definir as grandes linhas de ação do organismo”, bem como “oferecer aos cristãos leigos e leigas uma oportunidade de aprofundar temas ligados à sua vocação específica, estabelecer diretrizes e prioridades para a ação dos membros do CAL e para a atuação dos leigos e leigas conforme sua vocação, na Igreja e no mundo, em comunhão com os demais Organismos do Povo de Deus”. Todas as Paroquias, e Conselhos Paroquias de Leigos/as podem enviar seus delegados. Podemos comparecer com nossas delegações completas, para que possamos ter mm número expressivo de participantes. O tema escolhido para iluminar a reflexão da Assembleia será: “SINODALIDADE E MISSÀO: CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS EM SAIDA PARA AS PERIFERIAS, e o lema “O caminho é estes, é por aqui que vocês devem ir” (Is 30,21)” propicia a análise e aprofundamento do tempo presente no Brasil e no mundo, bem como da realidade de nossa ação enquanto Igreja na sociedade e nos aponta horizontes para nossa atuação enquanto cristãos. Frente à nossa realidade, somos convidados a ver o mundo que nos cerca, ouvir as dores e as alegrias, as tristezas e as esperanças e, como Deus que “aponta o caminho” e “entra” no mundo e na história, devemos, como Igreja assumir nossa missão sem limites, sem fronteiras. “É missão do povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo” (CNBB, 105 n. 161).É muito importante a participação dos Cristãos Leigos e Leigas de nossa Arquidiocese, pois a nossa participação enriquecerá o encontro e nos proporcionara uma vivencia maior para o crescimento e fortalecimento de nosso organismo dentro de nossa Igreja. Cada Paroquia terá direito a enviar 05 delegados, que deverá ser escolhido nos espaços de participação dos Leigos/as, CPP’s, CPC’s, on a onde já existir nos Conselhos Paroquias de Leigos e Leigas. A taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (Quarenta reais) para cobrir despesas com a organização da Assembleia.

Obs.: A Inscrição deve ser feita e entregue na Cúria Diocesana, junto com a taxa de inscrição até o dia 09/09/2022.

“Cristão Leigo/as na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Porto Velho—RO, 22 de agosto de 2022.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.