rta Pastoral nº 046/2024
Porto Velho – RO, 21 de agosto de 2024
Assunto: Convocação para a 28ª Assembleia de Pastoral Arquidiocesana
Estimados(as) Presbíteros, Diáconos, Religiosos(as), Coordenadores(as) dos Setores Pastorais, Coordenadores(as) Paroquiais de Pastoral, Coordenadores Arquidiocesanos e Regionais de Pastorais, Serviços, Organismos e Movimentos,
Saudações em Cristo!
É com alegria que os convoco para participarem da 28ª Assembleia de Pastoral Arquidiocesana que terá um caráter avaliativo e celebrativo, sendo realizada nos dias 16 e 17 de novembro de 2024, no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) em Porto Velho.
Tema: Igreja: Memória, Gratidão, Eucaristia e Missão.
Lema: “Vós que outrora não éreis povo, mas agora sois o povo de Deus.” (1ª Pd 2,10)
Objetivo Geral da APA: Avaliar e celebrar a trajetória da Igreja Povo de Deus de Porto Velho, refletindo sobre o caminho percorrido ao longo desses cem anos e sobre o Plano de Pastoral vigente no período de 2021 a 2025.
Eixo Principal: Por ocasião do centenário da Igreja de Porto Velho e do sexagenário da Lumen Gentium, fazer memória da ação evangelizadora desta Igreja à luz do conceito de Povo de Deus.
Solicitamos atenção e compreensão para que os(as) participantes observem os critérios constantes em nosso Compêndio das Diretrizes, Normas e Estatutos desta Arquidiocese
Para isso reiteramos: – quem participa da APA?
Participam da Assembleia de Pastoral Arquidiocesana:
É importante ressaltar que a pessoa, preteritamente designada, que não comparecer à APA, não poderá ser substituída. Frisa-se, ainda, que a participação deve ser em tempo integral, em todos os dias que acontecerão as atividades.
DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 06 de novembro de 2024, através do e mail da coordenação: coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.br (Ficha anexo 02) ou pelo link (Google Forms): https://forms.gle/UEBFRxgWN7PPAyGH8
A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (CARP) solicita empenho e rapidez no preenchimento e na devolução das inscrições, para facilitar a preparação da Assembleia. Após esta data, as inscrições não serão mais aceitas.
FASE PREPARATÓRIA:
Consideramos como fase preparatória desta assembleia a escuta realizada para responder ao questionário da segunda fase do Sínodo para a Sinodalidade, ocorrida de janeiro a maio, assim como o trabalho em grupo e as anotações do pré-congresso das regiões pastorais de Porto Velho e Ariquemes, realizado em julho deste ano. Ademais, todas as partilhas e deliberações dos CPRs das duas regiões de nossa arquidiocese foram acolhidas como luz para esta assembleia.
SUGESTÕES:
É fundamental que os Párocos promovam, pelo menos, uma reunião do Conselho Pastoral para partilhar e rezar com base nos seguintes pontos que serão trabalhados na assembleia no momento.
Fazer memória dos seguintes temas vivenciados em sua paróquia:
Missionariedade: Presença da vida religiosa e das Igrejas Irmãs em nossa Igreja Particular (CRB). Destacar nomes e contribuições.
Caridade: A Igreja pobre para os pobres (síntese das ações sociais e caritativas realizadas em sua paróquia).
Formação: Fazer memória de como vem sendo realizada a formação dos agentes de pastorais em sua paróquia.
Igreja e Sociedade: Destacar a missão da rádio Caiari, escolas católicas, movimentos sociais e participação na política, Instituições como Família Roseta e Fazenda Esperança.
É oportuno, também, envolver todas as comunidades, para que façam as intercessões e súplicas, durante as Missas e as Celebrações da Palavra.
Para o Centenário e o Caminho da Assembleia Arquidiocesana, pedimos a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e contamos com o empenho de todos (as) na preparação e na participação, nesse momento especial de vivência Sinodal de nossa Igreja Particular.