Porto Velho, terça, 30 de abril de 2024

08/02/2024 . Cartas Pastorais

Carta n. 006 – 2024 – Coletiva de imprensa

Assunto: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 

Estimados párocos, vigários paroquiais, diáconos, seminaristas, religiosos/as e leigos/as, Saudações em Cristo! 

Com a quarta-feira de Cinzas, terá início o tempo da Quaresma. Na tradição cristã, é uma época  propícia para a conversão, conforme nos pede Jesus: “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc  1,15). 

Há mais de 60 anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade em todo o território nacional.  Sua proposta é realizar ações concretas em torno de um tema específico, ajudando na conversão não  apenas no âmbito pessoal, mas também comunitário e eclesial. 

O tema escolhido para o ano de 2024, “Fraternidade e Amizade Social”, foi inspirado na Encíclica  Fratelli Tutti, na qual o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade  coletiva que pudesse levar à fraternidade e amizade social, diante dos males que ameaçam a paz no  mundo”. 

A proposta da Campanha é percorrer o caminho quaresmal em comunidade, observando três  perspectivas:  

  • VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e  filhas de Deus;  
  • Deixar-se ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações  humanas, baseadas no respeito e na reciprocidade do bem comum;  
  • AGIR conforme a proposta quaresmal, esforçando-nos por uma mudança, não apenas pessoal, mas  “alargando tenda” (Cf. Is 54,2) para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma  sociedade amiga, justa, fraterna e solidária. 

Objetivo Geral da CF 2024: DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana,  promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma  realidade entre todas as pessoas e povos. 

A Arquidiocese de Porto Velho realizará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024  durante a Coletiva de Imprensa com o nosso Arcebispo, Dom Roque Paloschi e convidados

 

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO 

Av. Carlos Gomes, N. 964, bairro Centro, CEP 76.801-147, Porto Velho/ RO Telefone: (69) 99368-2074 – E-mail: coor.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.br 

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO

dia 14 de fevereiro, às 9 horas da manhã, no Auditório da Cúria Arquidiocesana (Av. Carlos  Gomes, 964 – Centro – em frente ao campo da 17ª Brigada de Infantaria e Selva). Contamos com a  participação de todos! 

 

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h