Porto Velho, 16 de fevereiro de 2024.
ASSUNTO: ESCUTA SINODAL 2024 – ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
«Há diversidade de carismas, mas o Espírito é o mesmo;
há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo;
há diversidade de atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum»
(1Cor 12,4-7)
Aos estimados Padres, Diáconos,
Representantes dos Religiosos e Religiosas, dos Seminários Maior e Menor, Coordenadores de Pastorais dos Setores, Paróquias, Regionais, Serviços, Organismos, Movimentos e Representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Estaduais, Municipais e liderança em geral.
Paz de Cristo!
É com grande alegria e sentido de comunidade que vos convidamos a participar da 2ª Fase da Escuta Sinodal, um momento significativo de nossa Igreja, que busca fortalecer a sinodalidade como expressão viva da nossa fé. Esta convocatória é estendida a cada um de vós, cuja dedicação e serviço ao Evangelho são fundamentais para o corpo eclesial.
Objetivo da Escuta Sinodal: aprofundar nossa compreensão e vivência da sinodalidade, refletindo sobre os sinais característicos de uma Igreja sinodal, e as dinâmicas de comunhão, missão e participação.
Metodologia: Os trabalhos desta 2ª Fase da Escuta Sinodal na Arquidiocese de Porto Velho foram guiados pelo Instrumentum laboris e no Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos – 1ª Sessão (outubro/2023), que nos convida a um percurso reflexivo sobre a essência da sinodalidade e suas manifestações na vida da Igreja.
Estrutura da Escuta: O texto-guia está organizado em três partes principais:
1
ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO
Av. Carlos Gomes, N. 964, bairro Centro, CEP 76.801-147, Porto Velho/ RO Telefone: (69) 99368-2074 – E-mail: coor.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.br
ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO
1) Fundamentos Teológicos da Sinodalidade: Esta fase destina-se a delinear “O Rosto da Igreja Sinodal”, iluminando os princípios teológicos que sustentam a sinodalidade. Aqui, a ênfase recai sobre o estilo sinodal como uma maneira de ser e agir na fé.
2) Do objetivo geral: análise do envolvimento comunitário na Missão da Igreja: Aqui a centralidade se pauta na “Questão fundamental”: – COMO ser Igreja Sinodal em Missão?
3) Dos objetivos específicos i): Fomento da Comunhão e Construção de Comunidade: COMO valorizar a corresponsabilidade diferenciada na missão de todos os membros do Povo de Deus? ii): Criatividade, equilíbrio e dimensão da Igreja na comunhão: COMO articular criativamente estas relações para encontrar “um equilíbrio dinâmico entre a dimensão da Igreja no seu conjunto e o seu enraizamento local”?
Nesta fase do processo sinodal, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral utilizará a plataforma Zoom para conduzir reuniões e sessões de escuta virtual, permitindo que participantes de diferentes localidades possam se engajar e contribuir com suas perspectivas sem a necessidade de deslocamento físico. Essa abordagem não apenas amplia o alcance da participação, mas também garante a inclusão de uma diversidade maior no processo sinodal.
Além disso, utilizaremos o Google Forms como uma ferramenta eficaz para a coleta de dados, facilitando a submissão de contribuições escritas de maneira organizada e sistemática. Isso permitirá que as respostas sejam compiladas de forma eficiente, facilitando a análise.
Para que tudo ocorra da melhor maneira possível e iluminados pelo Espírito Santo, realizaremos nossa primeira REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – na modalidade online, pela plataforma Zoom da Arquidiocese, no dia 20 de fevereiro de 2024, às 20h. Segue o link para acesso: https://us02web.zoom.us/j/88050034371
No processo sinodal todos os batizados são convidados a participarem ativamente na vida e missão eclesial. Contamos com a participação de todos, buscando criar um espaço de diálogo e escuta, fortalecendo a natureza sinodal da Igreja e promovendo uma comunidade e missão compartilhada.
DOM ROQUE PALOSCHI
BISPO DA IGREJA QUE ESTÁ DE PORTO VELHO
PE. GERALDO SIQUEIRA
PELA COORDENAÇÃO DE PASTORAL