Porto Velho, domingo, 28 de abril de 2024

17/02/2024 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral 07.2024_Escuta_Sinodal

Porto Velho, 16 de fevereiro de 2024. 

ASSUNTO: ESCUTA SINODAL 2024 – ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO 

«Há diversidade de carismas, mas o Espírito é o mesmo;  

há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo;  

há diversidade de atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.  

A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum»  

(1Cor 12,4-7) 

Aos estimados Padres, Diáconos, 

Representantes dos Religiosos e Religiosas, dos Seminários Maior e Menor, Coordenadores de  Pastorais dos Setores, Paróquias, Regionais, Serviços, Organismos, Movimentos e  Representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Estaduais, Municipais e liderança  em geral.  

Paz de Cristo! 

É com grande alegria e sentido de comunidade que vos convidamos a participar da 2ª Fase da  Escuta Sinodal, um momento significativo de nossa Igreja, que busca fortalecer a sinodalidade como  expressão viva da nossa fé. Esta convocatória é estendida a cada um de vós, cuja dedicação e serviço ao  Evangelho são fundamentais para o corpo eclesial. 

Objetivo da Escuta Sinodal: aprofundar nossa compreensão e vivência da sinodalidade,  refletindo sobre os sinais característicos de uma Igreja sinodal, e as dinâmicas de comunhão, missão e  participação.  

Metodologia: Os trabalhos desta 2ª Fase da Escuta Sinodal na Arquidiocese de Porto Velho  foram guiados pelo Instrumentum laboris e no Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do  Sínodo dos Bispos – 1ª Sessão (outubro/2023), que nos convida a um percurso reflexivo sobre a essência  da sinodalidade e suas manifestações na vida da Igreja.  

Estrutura da Escuta: O texto-guia está organizado em três partes principais:

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO 

Av. Carlos Gomes, N. 964, bairro Centro, CEP 76.801-147, Porto Velho/ RO Telefone: (69) 99368-2074 – E-mail: coor.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.br 

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO – RO

1) Fundamentos Teológicos da Sinodalidade: Esta fase destina-se a delinear “O Rosto da Igreja  Sinodal”, iluminando os princípios teológicos que sustentam a sinodalidade. Aqui, a ênfase recai sobre o  estilo sinodal como uma maneira de ser e agir na fé. 

2) Do objetivo geral: análise do envolvimento comunitário na Missão da Igreja: Aqui a  centralidade se pauta na “Questão fundamental”: – COMO ser Igreja Sinodal em Missão? 

3) Dos objetivos específicos i): Fomento da Comunhão e Construção de Comunidade: COMO  valorizar a corresponsabilidade diferenciada na missão de todos os membros do Povo de Deus? ii):  Criatividade, equilíbrio e dimensão da Igreja na comunhão: COMO articular criativamente estas relações  para encontrar “um equilíbrio dinâmico entre a dimensão da Igreja no seu conjunto e o seu  enraizamento local”?  

Nesta fase do processo sinodal, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral utilizará a plataforma  Zoom para conduzir reuniões e sessões de escuta virtual, permitindo que participantes de diferentes  localidades possam se engajar e contribuir com suas perspectivas sem a necessidade de deslocamento  físico. Essa abordagem não apenas amplia o alcance da participação, mas também garante a inclusão de  uma diversidade maior no processo sinodal. 

Além disso, utilizaremos o Google Forms como uma ferramenta eficaz para a coleta de dados,  facilitando a submissão de contribuições escritas de maneira organizada e sistemática. Isso permitirá que  as respostas sejam compiladas de forma eficiente, facilitando a análise.  

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível e iluminados pelo Espírito Santo,  realizaremos nossa primeira REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – na modalidade online, pela plataforma  Zoom da Arquidiocese, no dia 20 de fevereiro de 2024, às 20h. Segue o link para acesso:  https://us02web.zoom.us/j/88050034371 

No processo sinodal todos os batizados são convidados a participarem ativamente na vida e  missão eclesial. Contamos com a participação de todos, buscando criar um espaço de diálogo e  escuta, fortalecendo a natureza sinodal da Igreja e promovendo uma comunidade e missão  compartilhada.

DOM ROQUE PALOSCHI 

BISPO DA IGREJA QUE ESTÁ DE PORTO VELHO

PE. GERALDO SIQUEIRA 

PELA COORDENAÇÃO DE PASTORAL 

 

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h