Porto Velho, quinta, 02 de maio de 2024

12/06/2023 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral n.028/2023 – Referente ao Encontro das Pastorais Sociais e Movimentos Sociais de Rondônia

Assunto: Encontro das Pastorais Sociais e Movimentos Sociais de Rondônia.

Prezados Padres, Representantes Religiosos (as), Coordenadores das Pastorais, Organismos e Representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Municipais e Estaduais da Região Pastoral porto Velho,

Saudações fraternas!

Diante da persistente luta e resistência dos Povos da Amazônia, que incluem os Povos originários, quilombolas, ribeirinhos, comunidades tradicionais e migrantes, estamos empenhados em fortalecer a democracia e a proteção dos Direitos Humanos e da Ecologia Integral. Reconhecemos a perseverança das lideranças cristãs, das Comunidades Eclesiais de Base, dos Agentes da CPT, do CIMI, da Pastoral do Migrante, da Pastoral da Criança, da Pastoral da Saúde, da Cáritas, da Pastoral Carcerária, do Comitê REPAM, e desejamos unir nossas forças aos Movimentos sindicais e Movimentos sociais, como o MAB, o movimento de Fé e Política, o movimento Fé e Cidadania, e as Associações de Agroecologia.

Chegou o momento de somarmos nossas forças e fortalecer a nossa REDE DE PROTEÇÃO E CUIDADO COM A VIDA E A MÃE-TERRA. Nesse sentido, unimo-nos no espírito de SINODALIDADE para discernirmos, caminharmos e decidirmos juntos. Por isso, convidamos você e sua entidade a participarem de uma RODA DE CONVERSA em prol da VIDA E DA LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.

TEMA: FORTALECER A REDE DE AUTOPROTEÇÃO POPULAR DAS LIDERANÇAS E COMUNIDADES AMEAÇADAS EM DEFESA DE SEUS TERRITÓRIOS E DE SEUS DIREITOS.

Outros temas correlatos:

• – Troca de experiências na luta e defesa dos povos e seus territórios.
  • – Apresentação da CAMPANHA A VIDA POR UM FIO: Autoproteção das Lideranças e Comunidades ameaçadas, que envolve 22 entidades.
  • – Conhecer o trabalho da JCOR (Colisão de Religiosos/as pela Justiça) e da VIVAT INTERNACIONAL, ligadas à ONU para os Direitos

Apresentação de projetos concretos que estão obtendo êxito na região. 4 – Fortalecer a REDE de Proteção, como a REPAM e outras entidades. DATA: 26 DE JUNHO DE 2023

HORÁRIO: Das 19h às 21h30

LOCAL: Auditório da Cúria, Av. Carlos Gomes, N. 964, Bairro Centro, CEP 76.801- 147, Porto Velho

Que o Espírito Santo nos impulsione na busca de mundo mais justo e fraterno. Porto Velho – RO, 09 de junho de 2023.

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho