Porto Velho, quinta, 28 de agosto de 2025

26/08/2025 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral nº 039/2025 – Convite para participação das atividades do 31º grito dos excluídos e das excluídas e plebiscito popular

o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.»

Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’ (2015)

Estimados Padres, Diáconos, Representantes dos Religiosos e Religiosas, dos Seminários Maior e Menor, Coordenadores de Pastorais dos Setores, Paróquias, Regionais, Serviços, Organismos, Movimentos e Representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Estaduais, Municipais e lideranças em geral.

Paz de Cristo!

Com o lema Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia, realizamos em 2025, em comunhão com toda Igreja do Brasil e os movimentos sociais e populares, o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas.

Vida em primeiro lugar tornou-se o tema permanente, ecoando as vozes das periferias geográficas e existenciais, que lutam e resistem por dignidade e vida em plenitude. Apesar dos esforços e das iniciativas pela proteção e promoção da vida em todas as suas dimensões, o nosso povo ainda vive situações de ameaças, violências, extermínios, ecocídios, etnocídios. Vida em primeiro lugar significa que toda cristã e todo cristão se importe e se comprometa, como resultado da conversão pessoal e social, na defesa e promoção de todas as formas de vida, dos direitos da natureza, dos direitos humanos e na proteção da nossa Casa Comum.

Convido e conclamo o envolvimento e a participação das irmãs e irmãos em Cristo na agenda de atividades do Grito dos Excluídos e Excluídas, que está em sintonia e parceria com a realização do Plebiscito Popular, ampla movimentação das forças populares no debate para a implementação de uma jornada de trabalho mais justa e humana e pela isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, o que se configura numa maior justiça tributária e social.

«Neste ano jubilar em que somos convidados a ser Peregrinos de Esperança, o Grito será potencializado por uma nova edição do Plebiscito Popular, no qual estarão em pauta trabalho e distribuição de renda, economia e formas de violência estrutural, pobreza e dívida pública.» (Jornal do Grito 2025)

A programação do Grito – 2025 está composta pela realização das seguintes ações, em que todas e todos desde já estão convidados a participar:

❖ Dia 28 de agosto (quinta-feira), no auditório da Cúria Arquidiocesana: Seminário de Formação e Mobilização do Grito 2025 e do Plebiscito. Será um momento de encontro, diálogo e preparação para as mobilizações de rua que ocorrerão em seguida;

❖ Dia 05 de setembro (sexta-feira) – Dia da Amazônia, às 16 h, na Praça Marechal Rondon (Praça do Baú): Ato Público do Grito – 2025 e do Plebiscito Popular em defesa da Casa Comum, da Democracia e da Soberania Nacional.

❖ Dia 07 de setembro (domingo) – Dia da Independência do Brasil, no período da manhã, as organizações, movimentos e pastorais estarão na Feira do Produtor Rural, conversando com o povo e coletando votos para o Plebiscito Popular.

Vivemos um momento histórico que é fundamental tomarmos posição e nos manifestar, como um direito constitucional legítimo, na defesa permanente da nossa Democracia e da Soberania Nacional. Estamos convocados a uma Igreja em Saída.

Apoiemos e participemos dessa importante manifestação de fé engajada nas dores da sociedade que é o Grito dos Excluídos e Excluídas e que possamos vivenciar na Vida do Povo a presença de Cristo Libertador.

Porto Velho, 15 de agosto de 2025.

 

Padre Geraldo Siqueira

Pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h