Porto Velho, quinta, 25 de abril de 2024

Carta Pastoral n. 050/2022 -Curso de Teologia Para Leigos – 2023/2024

Carta n. 050/2022

Curso de Teologia Para Leigos – 2023/2024

“Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário (Mt 28,19). Cada um dos batizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização, e seria inapropriado pensar num esquema de evangelização realizado por agentes qualificados enquanto o resto do povo fiel seria apenas receptor das suas ações. A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados”

Papa Francisco (EG 120)

Caríssimos Padres, religiosos/as e coordenadores/as de pastoral

Com alegria e esperança, a Arquidiocese de Porto Velho oferecerá uma nova turma do Curso de Teologia para Leigos em 2023-2024, em sintonia com o “compromisso da formação integral e permanente do laicato”, conforme o Pilar Palavra do nosso Plano de Pastoral Arquidiocesano 2021-2025.

O papel dos leigos é essencial na vida das paróquias, comunidades, serviços e movimentos pelo trabalho e pelo testemunho. Como batizados/as, leigos e leigas são chamados/as a colocar mais efetivamente seus dons e ministérios a serviço de uma Igreja missionária e evangelizadora.

Nesta perspectiva, este curso se propõe contribuir com a formação teórica e prática do nosso laicato, visando uma vivência madura da fé na vida pessoal e comunitária e com uma caminhada sinodal em permanente diálogo com as nossas realidades amazônicas.

Objetivo Geral

O Curso de Teologia para Leigos visa a formação dos cristãos leigos e leigas engajados e comprometidos com as comunidades eclesiais missionárias, a fim de fortalecer a Evangelização mediante estudo da revelação de Deus, da doutrina da Igreja Católica e sua relação com o contexto atual.

Oferecer formação teológica aos agentes de pastoral;

Capacitar os agentes para o trabalho com crianças, jovens e adultos;

Despertar para um trabalho mais encarnado na realidade;

Proporcionar uma visão da vida cristã, visando uma prática coerente na Igreja e na sociedade;

Formar para a pastoral de conjunto;

Criar laços de amizade e entrosamento entre as lideranças a partir da troca de experiências comunitárias;

Capacitar para a avaliação da ação pastoral a partir de conhecimentos bíblicos, doutrinais e teológicos.

Contribuir para a preparação de candidatos ao diaconato

Critérios de Participação

Estar ciente e concordar com o horário estabelecido;

Ser encaminhado pelo padre e/ou conselho paroquial mediante carta;

Ter 85% de frequência;

Obs.: no caso da impossibilidade de participar do módulo, elaborar e enviar uma síntese do conteúdo trabalhado, no prazo de 10 (dez) dias, após o encerramento;

Ter senso de responsabilidade em executar as tarefas do curso indicadas pelos professores e pela coordenação;

Nota: A coordenação se reserva no direito de alterar datas e horários mediante justificativa.

Duração e Formato do Curso

02 (dois) anos: híbrido;

Início: março de 2023 – Término: dezembro de 2024.

Horário: Sábado das 14h às 17h30min de 15 em 15 dias

Proposta de atividades complementares

Realização de seminários, painéis, rodas de conversas e outras atividades.

Inscrição: 02 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023 pelo

Preencha aqui seu formulário de inscrição

Investimento: 200,00 (duzentos reais) por semestre.

Informações: 3221 – 2270 ou 69 99368-2074 E-mail: pastoralarquipvh@gmail.com

Atenciosamente,

Clique aqui para lê a carta na íntegra