Carta pastoral n. 052/2022
Caríssimos irmãos (as) em Cristo, saudações!
Com a graça de Deus e em sintonia com o Papa Francisco, seguimos nos caminhos da sinodalidade. Continuemos a dar passos significativos rumo a celebração do Centenário da nossa Igreja Particular.
Na última Assembleia (19 e 20/11/2022) tivemos a sugestão de Tema e Lema para o Congresso Eucarístico da Arquidiocese de Porto Velho. Hoje, tornamos público a data, o tema e o lema do mesmo.
Jesus Cristo toma a iniciava de vir até nós como o Pão que alimenta e que dá vida. Este Pão não é fabricado por mãos humanas, mas Ele desce do céu, é dom, é oferta de Deus para a humanidade faminta.
Em 2023 se celebra os 60 anos de promulgação da Constituição
Dogmática Sacrosanctum Concilium, que no nº 08, afirma: “Na Liturgia da terra, participamos, e, de certa maneira, antecipamos a liturgia do céu, que se celebra na cidade santa, a Jerusalém, para a qual caminhamos, em que Cristo, sentado à direita do Pai, é como que o ministro das coisas santas e do verdadeiro tabernáculo. Juntamente com todos os anjos do céu, cantamos um hino de glória ao Senhor.
Celebrando a memória dos santos, esperamos participar um dia de seu convívio. Vivemos na expectativa do salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até o dia em que se tornar manifesta a nossa vida e tomamos parte, com ele, em sua glória. ”
Jesus é o Pão descido do céu que se oferece a nós no altar da Amazônia. O altar é ao mesmo tempo mesa do sacrifício e mesa da partilha. Partindo desta ideia encontramos o sentido de enculturação, da presença de Jesus que se encarna na realidade da Amazônia, que é oferecido aos povos originários e migrantes. Estes não são excluídos do Altar do sacrifício e da mesa da partilha. A partir do mencionado acreditamos que o lema e o tema proposto vêm de encontro com a nossa realidade e os anseios de nossa igreja que aos poucos vai se encarnando neste chão sagrado da Amazônia.
Ademais, o tema proposto para o congresso está em consonância com o tema geral do nosso 1º centenário: “testemunhar fé e vida na Amazônia”.
Arquidiocese de Porto Velho
Av. Carlos Gomes, 964 – Centro – Porto Velho – RO
Lembremos que o centenário de nossa Igreja será um tempo de graça e expressão de um novo caminhar juntos. Que todos nós estejamos bem envolvidos na participação e colaboração. Confiantes, entregamos este caminho celebrativo jubilar (2022 – 2025) à proteção materna da Virgem Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
Que o Espírito Santo nos impulsione!
Contando com sua comunhão e amizade, minha estima e bênção.
Porto Velho – RO, 07 de dezembro de 2022.