Porto Velho, sábado, 18 de maio de 2024

11/04/2023 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral nº 0013/2023 – Orientações sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Velho.

Carta Pastoral nº 0013/2023 – Orientações sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Velho.

 

 

Porto Velho, 08 de abril de 2023.

 

 

Aos estimados Padres, Religiosos (as) e Coordenadores (as) da Catequese dos Setores, Paróquias e comunidades da Arquidiocese de Porto Velho – RO.

 

 Assunto: Orientações sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Velho.

 

Irmãos e irmãs em Cristo, saudações!

A unidade nas ações pastorais da nossa Arquidiocese é muito importante, pois evita desconfortos e comparações conflitantes, mas principalmente dá testemunho da nossa coerência e consciência na evangelização e na vivência da nossa fé.

Reafirmamos nesta carta, como sugestão e resposta a alguns questionamentos sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã:

Eucaristia 1 – 10 anos (completos)

Eucaristia 2 – 11 anos (completos)

Crisma 1 – 12 anos

Crisma 2 – 13 anos

Crianças abaixo de 10 anos – se a necessidade pastoral da Paróquia exigir, podem ser desenvolvidas atividades de espiritualidade e evangelização. No entanto, é necessário esclarecer aos pais que esse período não se trata de catequese.

Crianças e adolescentes não batizados – devem ingressar nas turmas de preparação para Eucaristia e Crisma, respetivamente, e deverão frequentar normalmente os encontros, sendo acompanhados pelos catequistas de batismo em diferentes momentos.

O objetivo da Catequese não é a conclusão do período formativo, mas sim despertar a decisão pessoal em se tornar discípulo missionário de Jesus, na comunidade de fé.

As dúvidas podem ser sanadas observando-se os parágrafos 236 a 265 do Diretório Nacional de Catequese de 2020.

Com votos de feliz Páscoa!

 

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Pe. Geraldo Siqueira 

Pela Coordenação de Pastoral 

 

Ir. Carmen Bassegio

Assessora da Pastoral Biblica-Catequética 

Arquidiocese de Porto Velho

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h