Porto Velho, sábado, 27 de julho de 2024

11/04/2023 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral nº 0013/2023 – Orientações sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Velho.

Porto Velho, 08 de abril de 2023.

Aos estimados Padres, Religiosos (as) e Coordenadores (as) da Catequese dos Setores, Paróquias e comunidades da Arquidiocese de Porto Velho – RO.

Assunto: Orientações sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Velho.

Irmãos e irmãs em Cristo, saudações!

A unidade nas ações pastorais da nossa Arquidiocese é muito importante, pois evita desconfortos e comparações conflitantes, mas principalmente dá testemunho da nossa coerência e consciência na evangelização e na vivência da nossa fé.

Reafirmamos nesta carta, como sugestão e resposta a alguns questionamentos sobre as idades dos catequizandos para a caminhada da Iniciação à Vida Cristã:

Eucaristia 1 – 10 anos (completos)

Eucaristia 2 – 11 anos (completos)

Crisma 1 – 12 anos

Crisma 2 – 13 anos

Crianças abaixo de 10 anos – se a necessidade pastoral da Paróquia exigir, podem ser desenvolvidas atividades de espiritualidade e evangelização. No entanto, é necessário esclarecer aos pais que esse período não se trata de catequese.

Crianças e adolescentes não batizados – devem ingressar nas turmas de preparação para Eucaristia e Crisma, respetivamente, e deverão frequentar normalmente os encontros, sendo acompanhados pelos catequistas de batismo em diferentes momentos.

O objetivo da Catequese não é a conclusão do período formativo, mas sim despertar a decisão pessoal em se tornar discípulo missionário de Jesus, na comunidade de fé.

As dúvidas podem ser sanadas observando-se os parágrafos 236 a 265 do Diretório Nacional de Catequese de 2020.

Com votos de feliz Páscoa!

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho