Porto Velho, 08 de maio de 2023.
Assunto: Roda de Conversa entre a Igreja de Porto Velho e a Presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA)
Aos estimados padres, religiosos(as), seminaristas, coordenadores(as) de pastorais dos setores, paróquias, serviços, organismos, movimentos e representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Estaduais e Municipais e demais lideranças de nossas comunidades,
Irmãos e irmãs em Cristo, saudações!
“Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos” (Q.A. 7).
O Sínodo da Amazônia, que propôs “novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, foi e continua sendo um divisor de águas para a Igreja no território amazônico. A presença das comunidades eclesiais de base é o espírito que mantém a Igreja viva em sua missão de anunciar a vida e denunciar todo o sistema que ameaça a vida das pessoas e da terra.
A Conferência Eclesial da Amazônia é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que se dedicou a buscar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Durante o processo sinodal, essa proposta foi desenvolvida com profundas raízes históricas (desde a conferência de Aparecida) e teológicas para criar uma nova instituição – eclesial, colegial e sinodal – de toda a Igreja na, da e para a Amazônia.
A Conferência tem como objetivo criar sinodalidade e potencializar as experiências pastorais e o compromisso na defesa da vida, da terra e dos direitos. Seremos a igreja “povo de
Deus” – comunidades eclesiais de base que já existem na Amazônia brasileira e nos demais países que fazem parte da Pan Amazônia.
Nos dias 23 a 25 de maio, a presidência da Conferência Eclesial da Amazônia, composta pela equipe: Presidente – Cardeal Pedro Barreto/Peru, Vice-Presidência – Cardeal Leonardo Steiner/Brasil, Mauricio López/Equador, Patricia Gualinda/Equador e Laura Vicuña/Brasil, estará realizando sua reunião semestral no território da Arquidiocese de Porto Velho. É um momento de encontro, conhecimento da realidade e troca de experiências.
Na certeza de que cresceremos sempre mais na sinodalidade, na comunhão e na participação, contamos com sua preciosa presença.
Fraternalmente:
Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja que está em Porto Velho
Pe. Geraldo Siqueira
Pela Coordenação de Pastoral