Porto Velho, sexta, 17 de maio de 2024

08/05/2023 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral Nº 021/2023 – Roda de Conversa CEAMA

Porto Velho, 08 de maio de 2023.

Assunto: Roda de Conversa entre a Igreja de Porto Velho e a Presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA)

Aos estimados padres, religiosos(as), seminaristas, coordenadores(as) de pastorais dos setores, paróquias, serviços, organismos, movimentos e representantes da Arquidiocese nos Conselhos Paritários Estaduais e Municipais e demais lideranças de nossas comunidades,

Irmãos e irmãs em Cristo, saudações!

Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos” (Q.A. 7).

O Sínodo da Amazônia, que propôs “novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, foi e continua sendo um divisor de águas para a Igreja no território amazônico. A presença das comunidades eclesiais de base é o espírito que mantém a Igreja viva em sua missão de anunciar a vida e denunciar todo o sistema que ameaça a vida das pessoas e da terra.

A Conferência Eclesial da Amazônia é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que se dedicou a buscar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Durante o processo sinodal, essa proposta foi desenvolvida com profundas raízes históricas (desde a conferência de Aparecida) e teológicas para criar uma nova instituição – eclesial, colegial e sinodal – de toda a Igreja na, da e para a Amazônia.

A Conferência tem como objetivo criar sinodalidade e potencializar as experiências pastorais e o compromisso na defesa da vida, da terra e dos direitos. Seremos a igreja “povo de

Deus” – comunidades eclesiais de base que já existem na Amazônia brasileira e nos demais países que fazem parte da Pan Amazônia.

Nos dias 23 a 25 de maio, a presidência da Conferência Eclesial da Amazônia, composta pela equipe: Presidente – Cardeal Pedro Barreto/Peru, Vice-Presidência – Cardeal Leonardo Steiner/Brasil, Mauricio López/Equador, Patricia Gualinda/Equador e Laura Vicuña/Brasil, estará realizando sua reunião semestral no território da Arquidiocese de Porto Velho. É um momento de encontro, conhecimento da realidade e troca de experiências.

A Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho convida os mencionados para uma roda de conversa entre a Igreja local e a presidência da Conferência Eclesial da Amazônia, visando a um intercâmbio entre ambas. O encontro será realizado no dia 23 de maio, às 19h30, no auditório da Cúria, na Avenida Carlos Gomes, nº 964.

Na certeza de que cresceremos sempre mais na sinodalidade, na comunhão e na participação, contamos com sua preciosa presença.

Fraternalmente:

Dom Roque Paloschi