Porto Velho, sábado, 27 de julho de 2024

22/08/2022 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral nº 035/2022 – GRANDE ENCONTRO: “Espiritualidade e Identidade das Comunidades”

Porto Velho (RO), 16 de agosto de 2022.

Aos Párocos, Vigários,

Religiosos e Religiosas

Coordenadores, Tesoureiros, e Secretários de Comunidades Urbanas e Rurais

Lideranças, Pastorais e Serviços que destaquem a sua Comunidade.

Amados e Amadas irmãos das Comunidades da Região Pastoral Porto Velho.

“As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), alimentadas pela Palavra, pela fraternidade, pela oração e pela eucaristia, são sinais de vitalidade da Igreja. São também presença eclesial junto aos pobres, partilhando as suas alegrias e angustias e se comprometendo na construção de uma sociedade justa e solidária” (Diretrizes da CNBB 2015 -2019 n. 19).

No momento atual, pelo qual passam o mundo e o Brasil, a conversão pastoral se apresenta como desafio irrenunciável. Esta conversão implica a formação de pequenas comunidades missionárias, nos mais variados ambientes, que sejam casas da Palavra, do Pão, da Caridade e abertas à Ação Missionária. Essas comunidades podem oferecer, nesse contexto, meios adequados para o crescimento na fé, para o fortalecimento da comunhão fraterna, para o engajamento de seus integrantes na missão e para a renovação da sociedade (DGAE 2019-2023, n. 33).

Somos convidados a ser essa Igreja com ‘rosto Amazônico” que se envolve com a história do povo, com seus sofrimentos, lutas e sonhos, reafirmando o protagonismo de homens e mulheres, indígenas e ribeirinho, negros e quilombolas, juventudes e tantos grupos que formam nossa Arquidiocese de Porto Velho. Embasados no Plano de Pastoral, buscamos reafirmar a identidade e espiritualidade das nossas Comunidades em vista à comemoração do Centenário de nossa Igreja Particular, sendo Igreja discípula da Palavra, testemunha do diálogo, servidora e defensora da vida, irmã da criação, missionária e ministerial, que assume a vida do povo e que se articula como Comunidades Eclesiais de Base.

Em Porto Velho, no dia 24 de setembro próximo, no Auditório da Catedral Metropolitana, reuniremos nosso povo para o GRANDE ENCONTRO, com o tema: “Espiritualidade e Identidade das Comunidades”, onde acolheremos os nossos padres, religiosos/as, animadores, lideranças e articuladores de nossas comunidades. Nosso encontro iniciar-se-á às 14h com término previsto para às 20h com a Celebração do Povo de Deus. Este encontro objetiva fortalecer a identidade das nossas comunidades e indicar nomes para compor a nova equipe de articulação das comunidades de base na Região Pastoral Porto Velho. É importante que cada paróquia envie para este encontro o maior número de lideranças possível.

Venha, participe e inscreva-se até o dia 15/09 pelo e-mail pastoralarquipvh@gmail.com e traga consigo sua bíblia, material para anotações, sua caneca/garrafinha, máscaras e álcool em gel de uso pessoal, muita animação e disponibilidade para participar.

Com esse GRANDE ENCONTRO construiremos e fortaleceremos mais e mais nossa Igreja Povo de Deus que estão nas comunidades de Porto Velho. Todos e Todas são bem vindos para que juntos e juntas possamos celebrar nossos sonhos, lutas e esperanças.

Na fraternidade!

Clique aqui para ler a carta íntegra.