Porto Velho, sábado, 20 de dezembro de 2025

09/12/2025 . Cartas Pastorais

Carta Pastoral n° 056/2025 – Celebração do Encerramento do Ano Jubilar da Esperança

Prezados Presbíteros, religiosos e religiosas, diáconos, coordenadores paroquiais da Pastoral Litúrgica, demais Integrantes das Equipes de Liturgia

O saudoso Papa Francisco inaugurou, no dia 24 de dezembro de 2024, o Ano Jubilar 2025, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Este momento especial da Igreja Católica, que ocorre a cada 25 anos, se encerra a nível mundial no dia 6 de janeiro de 2026. A nível nacional (no Brasil) o Ano Jubilar se encerrará no dia 28 de dezembro de 2025, domingo da 8ª de Natal e celebração da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

Por meio do Jubileu da Esperança e do Congresso Eucarístico culminância das comemorações do Centenário da Igreja em terras da Rondônia, buscamos vivenciar a misericórdia de Deus, fazendo um belo caminho de conversão pessoal e pastoral. Ainda, nesse Ano Santo repleto de oração e ações de amor a Deus e ao próximo, acolhemos com esperança renovada o Santo Padre Leão XIV, sucessor do saudoso Papa Francisco. Que o encerramento do Jubileu se constitua num solene momento de ação graças em que somos confirmados como peregrinos da esperança que não engana (cf.Rm 5, 5), no caminhar junto como Igreja Sinodal.

Em espírito do júbilo do Natal do Senhor e na comunhão eclesial, somos convidados a celebrar o Encerramento do Ano Jubilar da Esperança. Seguem algumas orientações e sugestões para as celebrações de nossas Paróquias e comunidades eclesiais.

  • Utilize-se o formulário das orações e da Liturgia da Palavra próprias da Missa da Sagrada Família conforme o Missal (página 134).
  • Na procissão de entrada, além do canto do Hino, utilize-se os símbolos do Jubileu, onde famílias podem carregar a Cruz, a vela e o banner do Jubileu, representando Cristo, a luz do mundo e nossa esperança. Na falta da Cruz da Esperança, use-se uma outra cruz ornada com flores.
  • O ministro que preside a celebração motive o solene canto do Glória, pois, brilhou para a humanidade a luz da Esperança.
  • Pela recitação do Creio ou pelo formulário da renovação das promessas batismais (cf. Missal p. 308-309) renovemos o compromisso de viver a esperança e a caridade no mundo;
  • Incluir entre as Preces da Comunidade, outras intenções em favor da vivência comunitária do Ano Jubilar.
  • Concluída a Oração depois da comunhão, entoar o solene canto do Te Deum (entre as nossas comunidades é conhecida a versão do Pe. Zezinho: Deus infinito, nós Te louvamos E nos submetemos ao teu poder) ou outro hino de ação de graças, reconhecendo as bênçãos de Deus derramadas sobre o seu povo no Ano Santo da Esperança.
  • O Ministro que preside, convida a assembleia rezar a Oração do Ano Jubilar da
    Esperança.
  • Encerrar a celebração com a solene bênção do Natal sobre o povo (cf. Missal, p. 579).

O Jubileu 2025 convidou-nos ser Peregrinos de Esperança, fortalecendo nossa relação com Cristo Jesus que edificou sua tenda entrenós, irradiando sua luz nas famílias em todos os ambientes de nossa sociedade.

 

Pe. Geraldo Siqueira

Pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

Dom Roque Paloschi

Arcebispo da Igreja presente em Porto Velho – RO

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h