Porto Velho, quinta, 02 de maio de 2024

16/06/2023 . Cartas Pastorais

CONVOCAÇÃO PARA A 27ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESANA

Carta Pastoral nº030/2023

Porto Velho – RO, 13 junho de 2023. Assunto: Convocação para a 27ª Assembleia de Pastoral Arquidiocesana

Chamou os que ele mesmo quis…

Para estarem com ele… E para enviá-los a anunciar …”

(Mc 3,13 -15)

Estimados (as)

Presbíteros, Diáconos, Religiosos/as, Coordenadores/as Setoriais de Pastoral, Coordenadores/as Paroquiais de Pastoral, Coordenadores Arquidiocesanos ou Regionais de pastorais, serviços, organismos e movimentos.

Irmãos e irmãs, saudações em Cristo!

Com alegria, convoco-os para participarem na 27ª Assembleia de Pastoral Arquidiocesana (APA), espaço propício, para que juntos (as), possamos partilhar nossas experiências de fé, avaliar, refletir e projetar os próximos passos da Missão Evangelizadora rumo à Celebração do Centenário de nossa Igreja Particular.

A APA será realizada de forma presencial, no salão de eventos da Paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes – RO, nos dias 11 e 12 de novembro de 2023. O tema do evento será “Igreja: Memória, Gratidão, Eucaristia e Missão“, e a programação completa será enviada em breve.

Esta Assembleia busca fortalecer a participação, comunhão e a missão na Arquidiocese, tendo caráter avaliativo e estudo de aprofundamento do Plano de Pastoral Arquidiocesano em vigência (2021-2025). Ademais, visa deliberar possíveis encaminhamentos pastorais para o próximo ano com relação ao Congresso Eucarístico Arquidiocesano, indicação da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana para próximo biênio e outros encaminhamentos do nosso Jubileu.

Pedimos a atenção e a compreensão para que os/as participantes correspondam aos critérios que constam em nosso Compêndio das Diretrizes, Normas e Estatutos desta Arquidiocese.

Participam da Assembleia de Pastoral Arquidiocesana:

1. O Arcebispo;
  2. O Vigário Geral;
  3. Os membros da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral;
  4. Todos os padres das duas regiões pastorais;
  5. Um (a) leigo (a) de cada Paróquia;
  6. Um (a) representante escolhido em cada pastoral, movimento, serviço, organismo e associação, reconhecidos em nível de cada região e/ou arquidiocesano;
  7. Um (a) representante de cada Instituto de Vida Consagrada;
  8. Os (as) convidados (as) do Arcebispo;
  9. Um representante do Seminário Maior São João

É importante ressaltar que a pessoa designada, que não comparecer à APA, não poderá ser substituída. Frisa-se, ainda, que a participação deve ser em tempo integral, em todos os dias que acontecerão as atividades.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 1º de novembro de 2023, através do e- mail da coordenação: coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.br (Ficha anexo 03). Após esta data, as inscrições não serão mais aceitas.

Solicitamos empenho no preenchimento e na devolução das inscrições, para facilitar a preparação da Assembleia.

FASE PREPARATÓRIA:

Considerando o caráter avaliativo de nossa APA, esta terá como objetivo articular a aplicação do Plano de Pastoral Arquidiocesano na base para o próximo biênio. Solicitamos que o questionário (em anexo) seja respondido, consultando o maior número possível de pessoas nas paróquias, e que uma síntese dos resultados seja enviada impreterivelmente para o e-mail da coordenação até o dia 25 de outubro de 2023.

SUGESTÕES:

É fundamental que os Párocos promovam, pelo menos, uma reunião do Conselho Pastoral para responderem ao questionário de avaliação do Plano de Pastoral Arquidiocesano, além de outros momentos nas Comunidades, de forma a garantir que suas Paróquias estejam em sintonia com os temas que serão refletidos e avaliados durante a Assembleia.

É oportuno, também, envolver todas as comunidades, para que façam as intercessões e súplicas, durante as Missas e as Celebrações da Palavra.

Para o Centenário e o Caminho da Assembleia Arquidiocesana, pedimos a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e contamos com o empenho de todos (as) na preparação e na participação, nesse momento especial de vivência Sinodal de nossa Igreja Particular