Porto Velho, sábado, 04 de maio de 2024

19/07/2023 . Cartas Pastorais

Mensagem da Presidência por ocasião dos 22 anos do Regional Noroeste

Guajará-Mirim, 18 de julho de 2023.

Caros Irmãos do Episcopado,

Coordenadores/as de Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços e a todo povo de Deus.

Saudações no Cristo Ressuscitado!

Assunto: 22 anos de Criação do Regional Noroeste da CNBB

Por ocasião da 39ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no dia 18 de julho de 2001, na cidade de Itaici (SP), foi criado o Regional Noroeste da CNBB, sendo eleito para Presidente Dom José Maria Pinheiro, bispo de Guajará-Mirim, e Vice-Presidente Dom Jesus Moraza, bispo de Lábrea. A primeira Assembleia do novo Regional foi celebrada em 2003, importante e significativo momento de definição da identidade regional, levando em conta a realidade do povo de Deus e das Igrejas Particulares. O Regional Noroeste foi criado para dinamizar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, favorecer a pastoral orgânica, fortalecer o princípio da colegialidade.

Hoje, dia de fazer memória da criação do regional, dirigimos uma palavra de agradecimento a todos/as os/as agentes de pastorais que nos últimos 22 anos contribuíram nesta caminhada, e que com alegria e entusiasmo servirmos, enquanto Presidência. Manifestamos nossa gratidão aos/as coordenadores/as, assessores/as de pastorais, organismos, movimento e serviços pelo grandioso serviço edificando dos valores do Evangelho de Jesus Cristo e do Reino de Deus em terras amazônicas.

Nestes 22 anos do Regional Noroeste temos consciência que a realidade nos interpela, mas nesta data desejamos renovar a vivência concreta da sinodalidade proposta pelo Papa Francisco no Documento Final sobre o Sínodo da Amazônia. Ao falar dos Regionais, o Santo Padre afirma: “O exercício da sinodalidade neste nível reforça os laços espirituais e institucionais, favorece o intercâmbio de dons e ajuda a projetar critérios pastorais comuns” (Doc. final Sínodo da Amazônia 113).

Sabemos que podemos contar com as orações e o empenho de todas as forças vivas presentes no dinamismo daqueles/las que estão envolvidos e comprometidos para que as Igrejas Particulares do Noroeste sejam cada vez mais uma Igreja em Saída, samaritana e atenta às necessidades dos mais pobres e excluídos de nossa sociedade.

Que Nossa Senhora da Amazônia, de forma amorosa, interceda por nós nesta jornada!

Dom Benedito Araújo

Bispo de Guajará-Mirim