Porto Velho, quinta, 16 de maio de 2024

26/07/2023 . Notas Oficiais

Mensagem de condolências à Arquidiocese de Mariana e aos familiares pelo falecimento de Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Lyrio da Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana.

Porto Velho, 26 de julho de 2023.

“É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida para retomá-la.

Ninguém me tira a vida, mas eu a dou livremente.

Eu tenho autoridade para dá-la e autoridade para retomá-la.

Tal é o mandamento que recebi do meu Pai.” (Jo 10, 17-18).

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do nosso querido irmão Dom Geraldo Lyrio, ocorrido nesta madrugada, enquanto estava em missão na cidade de Altamira, Pará.

Neste momento de acolhimento dos desígnios de Deus, manifestamos nossa proximidade, unindo-nos às orações de sufrágio, por intercessão da bendita Virgem Maria e solidarizando-nos com todo o povo de Deus da Igreja de Mariana e com os familiares do nosso querido Irmão. Recordamos, como rezamos no Prefácio dos Mortos: “Aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola”.

Nesta oportunidade, lembramos com gratidão o grande amor, carinho, cuidado e solidariedade da Arquidiocese de Mariana, na pessoa de Dom Geraldo, para com a Igreja da Amazônia e, de forma especial, com a Arquidiocese de Porto Velho. Recordamos seu apoio ao projeto Igrejas Irmãs da CNBB, enviando sacerdotes para servir em nossas comunidades e assessorando retiros durante a experiência missionária com seminaristas de diversos lugares do Brasil, realizada em Porto Velho em 2016. Não podemos deixar de mencionar a ajuda financeira enviada para o atendimento das famílias desabrigadas na grande enchente do rio Madeira em 2014, além de tantos outros gestos de amor e solidariedade para com a nossa Igreja.

Que o legado deixado por Dom Geraldo Lyrio continue a inspirar e fortalecer nossa caminhada de fé e caridade, seguindo os ensinamentos de Cristo, para que, unidos na esperança da ressurreição, possamos testemunhar o amor de Deus ao mundo.

Em comunhão de orações,

Dom Roque Paloschi