Porto Velho, terça, 13 de maio de 2025

21/04/2025 . Notas Oficiais

Nota de Pesar – Vovô Francisco!

Vovô Francisco!

Você viu a Querida Amazônia em sua beleza, dramas e mistérios!

Você escutou o grito da mãe terra e dos filhos e filhas da terra.

Você desceu as periferias da humanidade e nos falou que a periferias desde a sua pequenez, brilha como um sol, iluminando a terra.

Você amplificou as vozes dos povos da terra e dos povos amazônicos, ‘nunca os povos amazônicos estiveram tão ameaçados, como o estão agora’.

Neste dia de sua Páscoa, você se une ao coro dos que seguiram o Cordeiro e contempla o Senhor face a face. Você agora ancestralizou e mais uma árvore da Samaúma acolhe o teu espírito. Escuto os sons dos maracás, dos atabaques, das flautas sagradas, tocando cantos de alegria e júbilo com a tua chegada no Reino dos céus. Nossos antepassados te acolhem com o cocar, com o jenipapo e o urucum, com suas pinturas e danças sagradas.

O coração da Amazônia é enormemente agradecido, por ter escutado tua voz profética, ter participado das mudanças, que nos fazem voltar a fonte primeira do Ser Igreja, povo de Deus a caminho e em caminho, fiel ao Mestre Jesus.

A mensagem que as mulheres da aurora anunciam hoje no Evangelho, é que Jesus Ressuscitou, que venceu a morte. Hoje anunciamos a tua Páscoa. A Trindade te acolhe em seu abraço, dizendo ‘vem filho participar do banquete da vida’. Tuas palavras se espalharam como sementes teimosas pela terra, que brotarão como um novo começo, nos chamando para as Galileias de hoje…

Gratidão é a palavra que hoje a Amazônia tem para dizer ao mundo, por tua existência neste 12 anos de serviço a Igreja, Povo de Deus.

Gratidão por nos tirar da invisibilidade e mostrar ao mundo a dor de nossa mãe terra, seu ventre sendo rasgado pela exploração de seus recursos naturais, que são bens para toda a humanidade, para as gerações presentes e futuras.

Gratidão por acreditar que a Amazônia é território Sagrado para a vivência da Sinodalidade, do Ser Igreja Povo de Deus, pela confiança dada a  Conferencia Eclesial da Amazônia. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas a certeza que o Senhor, o ressuscitado está conosco.

Gratidão por sua vida doada aos mais pobres, aos últimos e as múltiplas periferias. A tua simplicidade tocou o nosso coração e nos acendeu uma chispa, para trilhar caminhos como ‘peregrinos e peregrinas da Esperança’.

Laura Vicuña.

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h