Porto Velho, sábado, 07 de setembro de 2024

25/06/2024 . Notícias da Arquidiocese

39ª Semana do Migrante

O Serviço Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Porto Velho, em parceria com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, Leigos Missionários Scalabrinianos, Caritas Brasileira, Caritas Arquidiocesana, Paróquia São Cristóvão, Associação Venezuelanos no Brasil, Casa de Direitos e Yoga, organizaram a 39ª Semana do Migrante de 16 a 23 de junho. O tema deste ano foi “Migração e Casa Comum” com o lema: “Alarga o Espaço da tua tenda” (Is. 54,2).
A programação contou com diversas atividades de cunho religioso, social e político na busca de iniciativas que oportunizem recomeços aos migrantes que chegam a Porto Velho. Foram realizadas, celebrações eucarísticas, encontro interinstitucional com órgãos públicos do trabalho, mutirão para a criação de currículos para migrantes, aulas de yoga, café com histórias e o encerramento com a Festa das Nações.

A Festa das Nações ocorreu na Paróquia São Cristóvão no domingo, 23 de junho, e contou com a presença de migrantes de diferentes nacionalidades acolhidos na Arquidiocese de Porto Velho. Eles venderam produtos artesanais e culinária típica de seus países, além de apresentações culturais, incluindo música, dança e poesia, para compartilhar suas culturas e levar alegria ao público presente.

A 39ª Semana do Migrante foi caracterizada principalmente, pela escuta, alegria, intercâmbio entre culturas e pela criação de oportunidades profissionais, fortalecendo laços de amizade e solidariedade com os irmãos migrantes. Durante a missa de encerramento, Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho, ressaltou a importância de estarmos atentos aos movimentos migratórios e como a Semana do Migrante nos encoraja a acolher e estender a tenda para receber os irmãos peregrinos, finalizou recordando que “nós, católicos, seguimos uma família de refugiados que fez seu exílio no Egito, a família de Jesus Cristo.”