Porto Velho, segunda, 21 de outubro de 2024

21/10/2024 . Notícias da Arquidiocese

Dom Roque Paloschi Participa da Canonização de São José Allamano no Vaticano

No último domingo, 20 de outubro, Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, participou da cerimônia de canonização do Beato José Allamano, realizada pelo Papa Francisco no Vaticano. O evento, que coincidiu com o Dia Mundial das Missões, integrou a programação do Sínodo dos Bispos, cuja Segunda Sessão tem como foco central a missão da Igreja.

José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata, foi um dos 15 novos santos proclamados pelo Papa Francisco. Sua canonização ocorreu após o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, ocorrido na Missão Catrimani, uma comunidade missionária que atua entre os Yanomami, na Amazônia. Esse milagre é um exemplo do poder da interculturalidade na evangelização e no diálogo com povos indígenas, ressaltando a importância da presença missionária em contextos de diversidade cultural.